MISSÃO

MISSÃO

A Rua das Gaivotas 6, com a direcção do Teatro Praga, dá continuidade a um projecto com 23 anos de existência e que, desde a sua passagem pelo Centro de Animação do Hospital Miguel Bombarda e por um Armazém em Xabregas, manteve sempre presente o seu objectivo principal: fomentar a criação artística na cidade de Lisboa, acolhendo projectos de criação, residência e apresentações nas mais variadas áreas da arte.

A Rua das Gaivotas 6 é um espaço de experimentação, partilha e convergência, que reúne na sua programação a mais recente e diversa produção artística. Lisboa é uma cidade plena de manifestações artísticas, na maior parte das vezes apresentadas fora dos grandes e médios circuitos e instituições. Ou, se incluídas nessas programações, sem tempo e/ou espaço para consolidação e sistematização.

A Rua das Gaivotas 6 pretende descobrir e dar a conhecer, não só à comunidade artística e ao público geral, projectos e criadores que ainda não tem lugar nas programações das instituições, apesar de refletirem a identidade artística contemporânea portuguesa.

Para além de dotarmos cada acolhimento de todas as condições para que os seus projectos sejam apresentados ao público, mantemos uma relação de proximidade com cada jovem artista, encenador, cineasta, intérprete, coreógrafo, curador, músico ou pensador, procurando dar-lhes apoio a nível técnico, de produção e comunicação.

A esta preocupação, acresce uma forte responsabilidade social e de formação. O Teatro Praga é membro da Comissão Social da Junta de Freguesia da Misericórdia com quem trabalha regularmente.

O Centro de Documentação de Artes Performativas e Mediateca, aberto ao público entre terça e sexta feira, das 14h às 19h, é frequentemente palco para conferências, conversas, debates e workshops. O seu espólio, agora disponível online, aqui, é particularmente focado em temáticas associadas às áreas artísticas que acolhemos no espaço.

Chulo (Choo-Low) de Rafaela Jacinto

The Wormhole de Mariana Nobre Vieira

Anita Escorre Branco de Odete