HISTÓRIA

HISTÓRIA

PALÁCIO  ESCOLA  SINDICATO  TEATRO

A parceria entre o Teatro Praga e o atelier Artéria para reabilitar o espaço do Palácio Alarcão nasce como resposta ao concurso de concessão da Escola das Gaivotas promovido pelo Departamento de Ação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. A intenção de resgatar a escala do palácio, removendo a compartimentação de usos mais recentes, nasce com a proposta vencedora deste concurso em 2013.

O projecto teve várias versões que abriram a discussão sobre a implementação de um espaço teatral no interior de um palácio.

Como resultado desse processo projetámos um espaço de criação que bebe da riqueza espacial do palácio posto a descoberto e, que se articula na sucessão de salas comunicantes que permitem acolher ocupações de várias escalas.

O processo incluiu um serviço educativo de arquitectura com duas turmas do 4ºano da actual Escola das Gaivotas [2013-2014] e a presença no Open Office – Fórum Novos Públicos da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2014. A obra de reabilitação foi iniciada em outubro de 2014, foi faseada e com custos controlados, dotando o espaço das infraestruturas técnicas essenciais, entre as quais, a sala principal equipada com uma teia teatral que permite a apresentação de espetáculos.

Abre-se agora ao público um espaço de experimentação teatral, cujo uso informará a fase que se segue e completará a proposta increvendo-a no panorama cultural da cidade.