The Anger! The Fury!

The Anger! The Fury!
Gaivotas Em Terra

Sónia Baptista

The Anger! The Fury!


Sábado •

ESTREIA OFICIAL: 28-29 Nov // São Luiz Teatro Municipal

Reservas: Entrada livre • [Ensaio Aberto]

Nas Epistolas de Horácio é exposta pela primeira vez esta máxima: Ira furor brevis est. A ira é uma loucura temporária. Quanto tempo se mantém esse estado de urgência emocional? Essa paixão veemente? Durante três minutos? Em ciclos de meia hora ? Ou será que conseguimos, num minuto  passar da placidez à raiva, à ira, à fúria? Como  é que construimos dramatúrgica e emocionalmente uma sucessão desses momentos? Que forma têm, que forma ganham, essas paixões? São monstruosas? Somos, monstruosas?

Partimos da pesquisa e reflexão sobre textos clássicos, textos filosóficos contemporâneos, expressões de cultura popular, ensaios sobre sociedade e género, sobre ecofeminismo, sobre o desejo de uma vivência punk que desafia o status quo. Uma vivência  hopepunk, com essa mistura radical de optimismo alimentado pela raiva de querer mudar o status quo. “A Gentileza é Punk. A Compaixão é Radical. O Apreço é Subversivo.”

 

THE ANGER! THE FURY! apresenta-se na Rua das Gaivotas 6 em formato informal de ensaio aberto, antes da sua estreia oficial no São Luiz Teatro Municipal, nos dias 28 e 29 de Novembro, inserido no festival ALKANTARA.

DIREÇÃO, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO Sónia Baptista
COCRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Joana Levi, Teresa Silva, Ana Valentim, Tita Maravilha, Paulo Pascoal, João Nunes Monteiro
ESPAÇO CÉNICO Raquel Melgue, Mariana Gomes, Sara Ivone
FIGURINOS João Caldas
DESENHO DE LUZ Daniel Worm
VÍDEO Rita Barbosa, Jorge Jácome, Ana Libório
MÚSICA ORIGINAL Rakta, Rodrigo Vaiapraia, Mynda Guevara
ACOMPANHAMENTO DRAMATÚRGICO/ ENSAIOS/ CONVERSAS Patrícia Azevedo da Silva, Gisela Casimiro, Laura Erber
CONSULTORA CIENTÍFICA Dra. Ana Cardoso Oliveira
PLATAFORMA DIGITAL Raquel Melgue
PUBLICAÇÃO Clara Amaral, Raquel Melgue
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Elisabete Fragoso
PRODUÇÃO EXECUTIVA Maria Albergaria
COMUNICAÇÃO Cláudia Duarte
FOTOGRAFIA DE CENA Alípio Padilha
FILMAGEM DE ESPETÁCULO Maria Braga
APOIOS/RESIDÊNCIAS Rua das Gaivotas 6, Espaço Alkantara, Estúdios EVC e Companhia Olga Roriz
COPRODUÇÃO Alkantara, TAGV/Festival End, O Espaço do Tempo e São Luiz Teatro Municipal

Sónia Baptista (Lisboa 1973).

Tem o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. A sua formação foi complementada com diversos workshops de dança, música, teatro e vídeo. Frequentou o curso de História da Arte da FCSH. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral.No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo.Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus (o seu primeiro trabalho). Das suas posteriores criações destaca Icebox Fly. Winter Kick (2003) Subwoofer(2006), Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale (2009), Peaufine (2011), Tempus Fugit (2012), Today is it a squirrel? (2013), in the fall the fox, e na queda raposar (2014). Assentar sobre a Subida das Águas, (2016) Querer do Corpo, Peso (2017), Triste In English From Spanish (2017) I Call Her Will (2019) e Sozinhar (2019). Em 2019 cria duas peças com finalistas dos curso de teatro da ESTAL e ESTC, Lobisomem- The Musical e O Fuck! Brexit, co-encena a ópera TNSoMDN, co-cria Mise en Âbime e Could Be Worse. Em 2020 inicia um projecto com a CNB, Planeta Dança. Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro.Tem sete livros publicados e inúmeros ensaios, poemas e escritos em revistas e plataformas digitais. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, com a ESD, ESTC e a ESTAL e com a CNB em projectos de pedagogia, criação, escrita e reflexão. Ao longo do seu percurso artístico o seu trabalho foi apoiado pelo Ministério da Cultura-DGartes, Fundação Calouste Gulbenkian, GDA e Centro Nacional de Cultura. O seu trabalho tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal e no estrangeiro. Artista Associada da AADK Portugal.