PRECÁRIAS II: FESTIVAL DE PERFORMANCE é idealizado e concebido pela artista Tita Maravilha. Artista ativista híbrida, inventora de universos. Mulher travesti brasileira. Ou a lenda da garota Pau Brasil. Atriz, cantora, performer, palhaça e DJ. Vencedora da última edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, com o projeto “Es Três Irms”, obra que aborda temas como identidade de género e interseccionalidade, integra nos seus processos artísticos, através da ideia de corpo político, as dores e as delícias de ser um corpo dissidente.
O PII:FP é um projeto de criação intercultural e comunitário, focado em determinados corpos-identidades – nomeadamente, pessoas trans, queer, não-bináries, mulheridades e pessoas racializadas – que se dedica à criação de narrativas alternativas que potencializam a performance contemporânea, com modus operandi na alçada da precariedade destas histórias em transformação.
O PRECÁRIAS surge na força da resistência, mesmo em contextos tão adversos, e acontece, também, como celebração coletiva que quer promover uma reflexão maior sobre o mundo que nos cerca. Teve a sua primeira edição em 2022, como proposta ao projeto Artista No Bairro (uma coprodução Rua das Gaivotas 6, Teatro Cão Solteiro e Plataforma 285). A segunda edição ambiciona crescer.
15 Março
The Elite Kiki House of Bodega
Workshop de Vogue Femme
Duas sessões:
15h — 16h30 (iniciantes)
16h30 — 18h00 (all levels)
(Centro de Documentação da Rua das Gaivotas 6)
Apresentando-se como um dos pilares da comunidade ballroom em Portugal, The Elite Kiki House of Bodega é um coletivo que surge da necessidade de estabelecer espaços seguros para pessoas queer racializadas. Tendo como matriz a cultura queer ballroom, a Kiki House of Bodega é fortemente impulsionada pelo legado forjado por pessoas queer racializadas, sobretudo mulheres trans pretas, visando assim proporcionar espaços de livre expressão artística, acolhendo e celebrando toda a gente, não havendo lugar para o preconceito e a discriminação, pretendendo assim, enaltecer e conferir palco aos membros da comunidade, especialmente pessoas queer racializadas.
20h30
performance FQ 2 FQ + DJset
(início no Largo Conde Barão —> continua na Rua das Gaivotas 6 )
Femme queen é uma constelação. Cada FQ que já não está aqui é uma parte dessa miríade de estrelas que iluminam o caminho das que estão aqui, na encruzilhada do presente. Entre esse desenho cósmico e o corpo do agora, define-se o gesto da Ballroom. Chants can be heard, uma mão corta o ar, the MC guides the ritual – e ao som do crash um cometa. Alguém disse que éramos too much. Que tudo isto era em demasia, que vertia para fora da existência. Mas verter pelo excesso é poder formar rios imprevisíveis. Ligações não previstas, genealogias fluídas. Há mães e há pais, e príncipes e irmãs, e irmãos e elos infindáveis para além do sangue. Porque estar e escrever em demasia também é poder olhar o tempo e rir – um gesto irónico. Irony and shade; a poetic conjunction. E enquanto rimos, escrevemos com estes corpos o que as que vieram antes deixaram em aberto. FQ is a question our elders gave us as a gift. We shall honour that.
*por favor troque o seu bilhete por uma pulseira na Rua das Gaivotas 6 antes de se deslocar ao Largo Conde Barão.
16 Março
Oficina de Coxinha
com Tita Maravilha
15h — 18h
(Sala Rosa da Rua das Gaivotas 6)
A coxinha é um icônico salgado brasileiro, conhecido por sua massa macia, crocante e recheio saboroso. Acompanhada de uma boa pimenta e, talvez, uma cervejinha. Dentro do Precárias II: Festival de Performance, a Oficina de Coxinha oferece uma experiência prática que combina a tradição culinária brasileira com a expressão artística e histórias autobiográficas de Tita Maravilha.
A minha mãe faz uma coxinha perfeita. A mais crocante do Goiás. E trabalha, todos os dias, vendendo essas maravilhas. O meu convite é que repliquem, comigo, exatamente a receita da minha mãe: Telma Moreira Farinha. Os participantes aprendem a fazer coxinhas, como forma de expressão criativa, e, celebram comendo a “arte” que fizeram juntes. As coxinhas dão forma à criatividade de cada participante. Cada uma com a sua coxinha.
A participação tem um valor de 15€.
Tita Maravilha é atriz, cantora, performer e palhaça. Através da ideia de corpo político, traz em seus processos artísticos as dores e delícias de ser um corpo dissidente. Graduada pela Universidade De Brasília em 2018. Brasileira, residente em Portugal desde 2018, onde desenvolve, juntamente com a artista CIGARRA, o projeto de música eletrônica e performance “TRYPAS-CORASSÃO”, que agora, em fase de internacionalização, já passou por São Paulo, Brasília, Paris, Estocolmo, Berlim e Lärz. Assina a criação de quatro trabalhos: ★ Trypas-Corassão: Espetáculo em Dois Atos (2020), Tita no País das Maravilhas (2021), Exercício para performers medíocres (2021) e Exercício para um Teatro pobre ou carta a Grotowski (2022). Realizadora e curadora do Precárias: Festival de performance, que decorreu em 2022 em Lisboa e que terá sua segunda e mais robusta edição agora, em 2024. Venceu a 5a edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), Centro Cultural Vila Flôr, O Espaço do Tempo e Teatro Viriato, com o projeto “Es Tr3s Irms”, baseado no texto de Anton Tchekhov. É uma artista urgente para a cena artística contemporânea lisboeta.
Ficha técnica:
DIREÇÃO E CONCEPÇÃO_ Tita Maravilha
PRODUÇÃO_ Amandi Silva e Margot Silva
APOIO A CANDIDATURA_ Maria Tsukamoto e Joana Costa Santos
OPERAÇÃO E DESENHO DE LUZ_ Lui L’Abbate
TECNIQUE DE LUZ E SOM_ Bee Barros
MATERIAL GRÁFICO, PROMOÇÃO DE REDES SOCIAIS, SITE E DESIGN REVISTA_ Gadutra
TEXTOS REVISTA_ Lola Rodrigues e Melissa Rodrigues
CARTAZ E LETTERING_ Bertrand
VÍDEO_ Arla Coleto
APOIO_ DGARTES, Parceiro Institucional: República Portuguesa – Cultural
CO-PRODUÇÃO_ Teatro Municipal do Porto, Rivoli Campo Alegre (Porto); Teatro Viriato (Viseu); O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
PARCERIAS_ Rua das Gaivotas 6 (Lisboa); Cão Solteiro . Residências 120 (Lisboa); Criolense (Lisboa); Damas (Lisboa); Pedreira (Porto); Carmo 81
PARCEIROS MEDIA_ Coffeepaste; Gerador
ORGANIZAÇÃO_ Associação Trypas Corassão