Tita Maravilha
#PRECÁRIAS [festival de performances]
co-produção [ARTISTA NO BAIRRO], uma parceria entre Rua das Gaivotas 6, Cão solteiro.residências120 e Plataforma285
DIREÇÃO e CRIAÇÃO ARTÍSTICA Tita Maravilha
PRODUÇÃO Amanda Silva
CO-PRODUÇÃO ARTISTA NO BAIRRO (Rua das Gaivotas 6; Cão Solteiro . Residências 120; Plataforma285)
APOIO Self Mistake
#PRECÁRIAS é um festival de performance com “modus operandi” debruçado na “pobreza”. Precariedade é também material de pensamento para arte contemporânea.
O festival também contará com a participação de outras artistas numa curadoria afetiva. Cada dia um grupo vai somar na programação com uma performance de até 30 minutos. A ideia aqui é abrir o olhar para o panorama de artistas queer na cena de Lisboa, compartilhar espaço para repensar o futuro. São convidadas para o festival as artistas Keyla Brasil, Lava e o duo Véu composto por Zaya e Yune.
Depois do espetáculo Exercício para Performers Medíocres, apresentado em novembro de 2021 na Rua das Gaivotas 6, a autora volta a trabalhar na ideia de exercício em vez de espetáculo ou até mesmo de desespetáculo numa série de três operações:
1-Exercício para um teatro pobre ou carta para Grotowski* (Performance 40 minutos)
2- DJ SET para erradicar a pobreza* (Performance 60 minutos)
3- Putinha submissa da arte contemporânea em processos de reciclagem* (Performance 60 minutos)
# po·bre·za |ê| nome feminino
1. Estado ou qualidade de pobre.
2. Falta do necessário à vida; escassez, indigência, penúria.
3. A classe dos pobres.
4. Pequeno número, pouca abundância.
29 OUT ♥ sáb
18H-22H ❥ CÃO SOLTEIRO.RESIDÊNCIAS120 ❥
♡ VERNISSAGE PRECÁRIA ♡
(Rua Poço dos Negros, 120)
3-5 NOV ♥ quinta a sábado
❥ SALA ROSA – RUA DAS GAIVOTAS 6 ❥
♡ SKA ♡
CORPA INCÓGNITA
(instalação permanente)
“Abre cena
Veste cortina
Corpo espetáculo
Maiô da mulher maravilha”
CORPA INCÓGNITA: uma desinstalação fotográfica produzida a partir dos processos de significação | atravessamentos de uma corpa resistente e dissidente que desestabiliza as dicotomias identitárias. Como se mapeia o corpo para além dos padrões de “aperfeiçoamento natural do binário”?
3 NOV ♥ qui
19H
❥ S. PRINCIPAL ❥
♡ TITA MARAVILHA ♡
EXERCÍCIO PARA UM TEATRO POBRE OU CARTA PARA GROTOWSKI
Inspirado no texto “em busca de um teatro pobre” de Jerzy Grotowski, a atriz agora vai buscar no fundo do poço, da alma, do corpo, a maldita e abençoada essência de apenas ser. Não precisamos de muito, apenas o necessário. Precisamos de tudo. Performance para me lembrar que sou corpo. A arte não salva, saliva.
(dur: 50 min)
Tita Maravilha vestida por Nuno Braz de Oliveira (figurino originalmente criado para Paula Sá Nogueira, em “Esa Cosa Llamada Amor 10 anos depois” de Plataforma285.
20H00
❥ S. PRINCIPAL ❥
♡ TITA MARAVILHA ♡
PUTINHA SUBMISSA DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM PROCESSOS DE RECICLAGEM
Em tempos de crise, é importante reciclar, reduzir e reutilizar. O mundo acabou. Pensando em reaproveitar sobras, a performer nesse exercício faz um levantamento de cenas a partir dos seus espetáculos antigos. Quando uma arma entra em cena ela tem que disparar. Identidade de gênero: Cansada.
(dur: 60 min)
4 NOV ♥ sex
19H
❥ S. PRINCIPAL ❥
♡ TITA MARAVILHA ♡
EXERCÍCIO PARA UM TEATRO POBRE OU CARTA PARA GROTOWSKI
Inspirado no texto “em busca de um teatro pobre” de Jerzy Grotowski, a atriz agora vai buscar no fundo do poço, da alma, do corpo, a maldita e abençoada essência de apenas ser. Não precisamos de muito, apenas o necessário. Precisamos de tudo. Performance para me lembrar que sou corpo. A arte não salva, saliva.
(dur: 50 min)
Tita Maravilha vestida por Nuno Braz de Oliveira (figurino originalmente criado para Paula Sá Nogueira, em “Esa Cosa Llamada Amor 10 anos depois” de Plataforma285.
20H
❥ LG.CONDE BARÃO
♡ KEYLA BRASIL ♡
apresenta PUSSY IN FLAMES
Não se trata de performance, não se trata de artes, não se trata de porra nenhuma… apenas uma travestis fudida… que não tem nada na porra dessa vida a não ser sua buceta que solta fogo… aliás nem buceta ela tem porque travestis não tem buceta , travestis tem pau… não interessa se ela tem pau buceta porque ela não é homem nem e mulher ela é travestis. O que vai acontecer então? Não vai acontecer nada, apenas uma travestis que não tem casa, não tem documentos, não tem nome em documentos, então o que resta pra ela? É o que resta pra todas .. a rua que para onde vão as travestis… ou seja nada de novidade uma travestis da praça com o cu o pau e a buceta em chamas lutando pela vida … gritando pela existência…
20H30
❥ WC GAIVOTAS ❥
♡ VÉU ♡
apresenta XAU
VÉU é Zaya e Yunne em um exercício de limpeza de duas amigas confidentes e colegas de vida, perdidas, encontradas uma na outra em delírios, possuídas pela efemeridade dos sonhos e a precariedade da realidade como uma nódoa de escrutínio nos seus trajes.
Encadeadas pelas luzes das gaivotas elas criam novos programas de limpeza:
Nr29 desespero por atenção; Nr 69 exibicionismo;
Nr 88 efemeridade;
Nr 25 folclore;
Nr 77 Bohemia;
…e outros tantos.
Xau Uma nova fórmula reparada.
20H50
❥ S. PRINCIPAL ❥
♡ TITA MARAVILHA ♡
PUTINHA SUBMISSA DA ARTE CONTEMPORÂNEA EM PROCESSOS DE RECICLAGEM
Em tempos de crise, é importante reciclar, reduzir e reutilizar. O mundo acabou. Pensando em reaproveitar sobras, a performer nesse exercício faz um levantamento de cenas a partir dos seus espetáculos antigos. Quando uma arma entra em cena ela tem que disparar. Identidade de gênero: Cansada.
(dur: 60 min)
5 NOV ♥ sáb
19H
❥ S. PRINCIPAL ❥
♡ TITA MARAVILHA ♡
EXERCÍCIO PARA UM TEATRO POBRE OU CARTA PARA GROTOWSKI
Inspirado no texto “em busca de um teatro pobre” de Jerzy Grotowski, a atriz agora vai buscar no fundo do poço, da alma, do corpo, a maldita e abençoada essência de apenas ser. Não precisamos de muito, apenas o necessário. Precisamos de tudo. Performance para me lembrar que sou corpo. A arte não salva, saliva.
(dur: 50 min)
Tita Maravilha vestida por Nuno Braz de Oliveira (figurino originalmente criado para Paula Sá Nogueira, em “Esa Cosa Llamada Amor 10 anos depois” de Plataforma285.
20H
❥ FOYER ❥
♡ LAVA ♡
apresenta MAGMA DE PODER
Sabe-se que durante uma erupção vulcânica o magma que emerge da superfície da crosta é designado por lava. O fogo, a energia dentro do eu é de nascença e um dia a água que quase o apagou procedeu de um choro fatal. Esta performance terá como ponto de exploração a relação entre esses elementos, Lava e água, a natureza que tudo carrega e o mundo-capital ao qual esse corpo se insere. Uma carta de apresentação aos que nunca viram esta chama acesa.
20H50
❥ TAMBARINA ❥
Rua Poço dos Negros, 94
♡ TITA MARAVILHA ♡
DJSET PARA ERRADICAR A POBREZA
Dj set – A performer traz num set híbrido referências que mexem com a alma e com memória coletiva essencialmente da cultura brasileira queer pobre. Músicas da trajetória pessoal da artista e referências que a formam / #quem tem ref tem tudo…
A falta de acabamento aqui é visto como sofisticação, questionando tudo que foi considerado perfeito deve ser revisto. Música de Travesti, e travesti é tudo que existe.
(dur: 60 min)
TITA MARAVILHA
É atriz, cantora, performer e palhaça, através da ideia de corpo político, traz em seus processos artísticos as dores e as delícias de ser um corpo dissidente. Licenciada pela Universidade De Brasília em 2018. Residente em Portugal desde 2018, onde desenvolve juntamente com a artista CIGARRA o projecto de música electrónica e performance “TRYPAS-CORASSÃO” apoiadas pelas residências ALKANTARA E SELF MISTAKE, e já estiveram em espaços como Atelie Real, Latoária, Alkantara, Lux Frágil, Music Box, Galeria ZDB e Festival Iminente.
Em 2020 esteve na residência com curadoria de Henrique Furtado, na vila do Feital, com uma proposta feita em parceria com “O rumo do fumo” e desenvolveu a partir da proposta pelo grupo Silly Season e Teatro Praga o espetáculo EXERCÍCIO PARA PERFORMERS MEDÍOCRES, que estreou em novembro de 2021 na Rua das Gaivotas 6, com sucesso de público. Também em 2021 abriu portas do work in process intitulado TITA NO PAÍS DAS MARAVILHAS, no festival EUFÉMIAS.
É intérprete do espectáculo THE ANGER, THE FURY (Teatro são Luís e Alkantara) de Sónia Baptista, no espectáculo MINA (Teatro São Luís) de Carlota Lagido, ON REVELATIONS AND MUDDY BECOMINGS (MAAT) de Odette, COMO MATAR MULHERES NUAS (Teatro municipal do porto) de Xana Novais e OUTRA LÍNGUA (a estrear no teatro nacional D. Maria II) de Raquel André e Kelly Freitas.
Em novembro de 2021 lançou a convite da revista CONTEMPORÂNEA, para o projeto “Comunidade enquanto imunidade”, um artigo intitulado “Art Travesti is Urgent”, disponível para leitura.
Venceu a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II, do Centro Cultural Vila Flor, d’O Espaço do Tempo e Teatro Viriato, com o projeto “As três irmãs” com estreia marcada para maio de 2023.
É uma artista urgente para a cena da arte contemporânea em Lisboa.