JEJUM#32 — Doroteia + HOCUS + Tiago Biscaia

JEJUM#32 — Doroteia + HOCUS + Tiago Biscaia
Gaivotas Em Terra

Colectivo Casa Amarela

JEJUM#32 — Doroteia + HOCUS + Tiago Biscaia


Quarta •

𝐁𝐈𝐋𝐇𝐄𝐓𝐄𝐒: 5€ / 7€ / 10€
: : : : : : : : : : : : : : os diferentes valores não correspondem a uma diferença de lugares, apenas permitem que se pague o mínimo ou, sendo possível, que se contribua com mais para apoiar xs artistas

Reservas: €

Depois do maximalismo de Lorenzo Senni e o seu trance desconstruído, a 32ª sessão deste ciclo regressa à base, a Rua das Gaivotas 6, para uma performance a três, pensada especialmente para este contexto. Doroteia + Hocus + Tiago Biscaia. Começando pelo fim, Tiago Biscaia é um músico e designer com que explora o noise os sons industriais, improvisando a partir da fisicalidade como extensão das suas actuações.  Estas ideias tomam forma dissonante através do processamento de Biscaia de feedback, drones agudos, graves, ruídos ásperos e distorção. Doroteia é o novo projecto a solo de Elisa Guerra, vocalista e guitarrista de bbb hairdryer, quarteto queercore que tem percorrido o país com o óptimo A Single Mother / A Single Woman / An Only Child, editado no final de 2024. A solo, Elisa, como Doroteia, propõe-se a explorar o espaço sonoro e físico a partir de feedback e harsh noise punitivo. João Almeida, aqui com o seu projecto Hocus, é cada vez mais um dos nomes fundamentais desta nova geração de músicos jazz nacionais. O seu trabalho foca-se na exploração das possibilidades do trompete enquanto fonte sonora. Através do processamento analógico ao vivo, o músico constroi – e destroi – paisagens e texturas abrasivas, num tipo imersivo de caos controlado.

O Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propõe uma ocupação curatorial de música. A fórmula é simples:  a cada dois meses, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.

O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português e internacional na área da música.

Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.

No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se xs ouvintes famintxs.

Pela hora da fome. De preferência em jejum.

Doroteia
Doroteia é o novo projeto analog noise de Elisabete Guerra, empregada de mesa e integrante de bbb hairdryer, onde esta se propõe a explorar o espaço sonoro e físico a partir de harsh performances e de inflicting feedback.
HOCUS
João Almeida (1997) é um trompetista, improvisador e compositor português baseado em Lisboa, Portugal. O seu trabalho a solo, HOCUS, centra-se na criação de camadas sonoras que congelam o tempo, com mudanças de cenário impactantes. Nos últimos anos, tem colaborado e partilhado o palco com alguns dos mais importantes músicos da cena musical nacional e internacional, tais como Nate Wooley, Peter Evans, Fred Lonberg-Holm, Brandon Lopez, Michael Formanek, Tomas Fujiwara, Mary Halvorson, Alexander Hawkins, Chet Doxas, John O’Gallagher, Asger Thomsen, Johannes Berg, Johannes Gammelgaard, Yedo Gibson, Rodrigo Amado, Susana Santos Silva, Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino, Ricardo Jacinto, Gonçalo Almeida, Yaw Tembe, Ricardo Martins, Albert Cirera, Norberto Lobo, João Lobo e Pedro Melo Alves, para citar alguns. Faz parte de grupos como Peachfuzz, GONZO, Garfo, Chão Maior, MEDUSA Unit, LUMP, MOORIS, Deriva, Linae tem actuado em festivais e salas como o Teatro S.Luiz, Capitólio, Galeria Zé dos Bois, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest Lisboa, Casa da Música, OUT. FEST, Festival Robalo Antena 2, Guimarães Jazz, Festa do Jazz, Cortona Jazz Festival, Area Sismica, WinterJazz, Klub Primi, Mayhem, Cave12, Klankhaven, Les Ateliers Claus, FRIM, St. Lambertus Kapelle, e tem feito inúmeras digressões pela Europa. Também faz parte da Associação Robalo, Coração De Boi, Cara Podre e Facada Records, lançando música, organizando concertos, festivais e eventos.
Tiago Biscaia
O ruído e os sons industriais estão na linha da frente das atuações ao vivo de Tiago Biscaia. Usando o local como uma extensão da sua atuação, o artista de Lisboa procura a improvisação e a fisicalidade, tanto apresentada como absorvida. Estas ideias tomam forma dissonante através do processamento de Biscaia de feedback, drones agudos, graves, ruídos ásperos e distorção.