Colectivo Casa Amarela
JEJUM#32 — Doroteia + HOCUS + Tiago Biscaia

Depois do maximalismo de Lorenzo Senni e o seu trance desconstruído, a 32ª sessão deste ciclo regressa à base, a Rua das Gaivotas 6, para uma performance a três, pensada especialmente para este contexto. Doroteia + Hocus + Tiago Biscaia. Começando pelo fim, Tiago Biscaia é um músico e designer com que explora o noise os sons industriais, improvisando a partir da fisicalidade como extensão das suas actuações. Estas ideias tomam forma dissonante através do processamento de Biscaia de feedback, drones agudos, graves, ruídos ásperos e distorção. Doroteia é o novo projecto a solo de Elisa Guerra, vocalista e guitarrista de bbb hairdryer, quarteto queercore que tem percorrido o país com o óptimo A Single Mother / A Single Woman / An Only Child, editado no final de 2024. A solo, Elisa, como Doroteia, propõe-se a explorar o espaço sonoro e físico a partir de feedback e harsh noise punitivo. João Almeida, aqui com o seu projecto Hocus, é cada vez mais um dos nomes fundamentais desta nova geração de músicos jazz nacionais. O seu trabalho foca-se na exploração das possibilidades do trompete enquanto fonte sonora. Através do processamento analógico ao vivo, o músico constroi – e destroi – paisagens e texturas abrasivas, num tipo imersivo de caos controlado.
O Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propõe uma ocupação curatorial de música. A fórmula é simples: a cada dois meses, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.
O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português e internacional na área da música.
Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.
No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se xs ouvintes famintxs.
Pela hora da fome. De preferência em jejum.