Este projeto colaborativo de Rui Andrade & Afonso Ferreira encerra em si uma visão holística da música eletrónica, que nos chega de forma simultaneamente vulnerável e avassaladora; nebulosa, mas segura. Armados com sintetizadores afiados e vozes angelicais, o trabalho gravado de Harness expressa o anseio por uma intimidade verdadeira na era da superficialidade virtual. O EP “Monuments”, lançado a 9 de maio de 2023 pela Eastern Nurseries, vê a dupla afastar-se dos traços azuis cintilantes do seu trabalho anterior e abraçar uma abordagem quase operática, mas profundamente imperfeita. Inicialmente composto como um caderno de esboços para uma performance que nunca existiu, “Monuments” existe nesta fenda liminar de ideias; um memorial de vinhetas profundamente evocativas e expectativas temporais disruptivas, nenhuma delas completamente desenvolvida mas subtilmente assumindo os seus papéis numa constelação futura.
Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propunha uma ocupação curatorial de música, cuja periodicidade seria mensal. A fórmula é simples: um sábado ao mês, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.
O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português na área da música.
Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.
No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se ouvintes famintxs.
Pela hora da fome. De preferência em jejum.