Casa-corpo

Casa-corpo
Gaivotas Em Terra

Sezen Tonguz

Casa-corpo


  • Quinta •
    abertura exposição Renata Bueno

  • Quinta •
    Lançamento do livro
  • -
    Sexta-Sábado •
    performance casa-corpo

Duração: 40min
Classificação etária: 6

Reservas: 8€ • 5.50€ [Desconto]


Sábado •
INTERFLUÊNCIAS #15

Interfluências

Sezen veio da Turquia. Vive desde 2008 entre Lisboa e outras paragens. Já habitou muitas casas em diferentes cidades e países de forma temporária ou mais permanente. Já viveu com familiares, amigos, companheiros, pessoas que não conhecia. Algumas das casas que habitou chamou de lar. Recorda sempre a casa de infância. Tira os sapatos antes de entrar em casa. Já teve de se adaptar a diferentes arquiteturas e maneiras de viver o espaço da casa.

Na era do nomadismo global, a afirmação “home is where the heart is” não é suficiente para explicar onde e porque escolhemos um lugar para nos estabelecermos. Para nos sentirmos em casa, todos nós tentamos da melhor forma criar condições mínimas, apesar das políticas de direito à habitação, à imigração, à empregabilidade e à propriedade afetarem diretamente e drasticamente a forma como vivemos.
Casa Corpo procura questionar o significado de “casa” junto de pessoas de diferentes contextos e refletir sobre como criamos e habitamos o nosso espaço neste planeta. O que faz nos sentir em casa? Onde nos sentimos em casa?

DIRECÇÃO ARTÍSTIICA Sezen Tonguz
CONCEITO Julia Salaroli e Sezen Tonguz
CO-CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Marta Ramos e Sezen Tonguz
DESENHO SONORO Sann Gusmão
CENOGRAFIA Sara Vieira Marques
COLABORAÇÃO ARTÍSTICA Renata Bueno
RESIDÊNCIAS Biblioteca de Marvila, Estúdios Victor Córdon, Polo Cultural Gaivotas, Teatro do Silêncio
APOIO Consultoria de produção no âmbito do Novos Materiais (Materiais Diversos)

Vive e trabalha em Lisboa. Teve desde 2002 formação em dança contemporânea e gestão cultural. Frequentou o Programa de Pesquisa e Criação Coreográfica no Forum Dança (2008-2009). Os seus trabalhos foram apresentados na Turquia, Europa, no Brasil e nos EUA. Mestre na Comunicação e Artes (NOVA, 2015) e bolseira danceWEB 2019 continua a sua pesquisa e actividade na criação artística e curadoria nas artes performativas.