Os Recém-Chegados
2 Filmes de AMÉLIE DERLON CORDINA
Terça •
ABERTURA DO BAR
Terça •
INÍCIO DA PROJEÇÃO + CONVERSA COM A REALIZADORA
Reservas: Entrada livre
SAINTS’GAME
50min, Bélgica, França, legendado em Inglês, 2017
Primeira exibição em Portugal
Em Bruxelas, uma Palestiniana, um Daguestanês, um Islandês e um Francês representam várias cenas que remetem para histórias imemoriais, especialmente cristãs, cujo imaginário atravessa a cultura ocidental.
LES SUPPLIANTES
32min, Bélgica, França, legendado em Inglês, 2017
Primeira exibição em Portugal
Aqui, uma das tragédias de Ésquilo é revisitada com Danaides modernas, interpretadas por Roma exiladas e atores. Híbrido e impuro, duma teatralidade que documenta o corpo e os gestos, o filme de Amélie Derlon Cordina alimenta a releitura da tragédia com as paisagens rochosas e escarpadas dos arredores de Marselha. Os acentos, os vestidos, as paisagens e as épocas são tecidos juntos. O gesto da recusa à submissão acontece no presente, realizado por um grupo de mulheres que trazem esta antiga tragédia à vida.
Os recém-chegados pretende organizar projeções de cinema alternativo, internacional e contemporâneo, nunca antes mostrados na cidade. Os filmes selecionados partilham uma certa consciência política e oferecem inúmeras visões poéticas singulares do mundo. Eles desafiam formas de abordagem do real ao utilizar diferentes modos de representação com o intuito de criar novas formas cinematográficas.
Cada noite apresentará um corpo de trabalho. Os cineastas estarão em Lisboa especialmente para falar com o público.
Os recém-chegados é formado por três realizadores recentemente chegados à cidade : Gaëlle Boucand, Pierre Carniaux e Thibault Solinhac.
Nascida em Marselha, Amélie Derlon Cordina vive e trabalha em Bruxelas. Os seus filmes têm sido mostrados em galerias e festivais, Saint’s Game foi premiado no FIDMarseille e no Festival Côté Court, em Pantin.