FODAM-ME TUDO menos o coração! ⬤ Maurícia | Neves

FODAM-ME TUDO menos o coração! ⬤ Maurícia | Neves
Gaivotas Em Terra

por Leonor Lopes

 

Pergunto-me, desde que entrei na sala, que fruta é a que está cortada em cima da mesa. É uma maçã despedaçada, um coração desagregado mas bem cortado.

What doctor does one apple a day keep away?

[Será que a zaragatoa, entrando pelo nariz, descendo pela faringe e pela laringe, desviando-se do pulmão e rompendo as fronteiras entre os órgãos, pode realmente foder-nos o coração?]

 

Sou, como público, um adereço deste lugar, não sou necessária mas não sou invisível. Isto podia acontecer sem mim, mas, naquele dia, aconteceu comigo.

Observo o movimento da Maurícia como uma dança de altos e baixos, de condensação e difusão, de precisão e descontrolo, que vai projetando raiva e robustez. Há um corpo que está, numa velocidade atordoante, entre várias posições radicalmente fixas e breves, aparece e desaparece como se folheasse um flipbook. Há uma expressão que navega entre a calma, o ataque e o cansaço. Entre cada pose/fotograma cor-de-rosa parece-me existir no escuro um processo intermédio ao qual eu só poderia assistir abrindo uma brecha no tempo.

 

Cantemos

love is an opposition

   love is AHHHHHHHHHH position

   love is a position

   love is a (ohhhhhh)position

 

Identifico a voz que ouço entre o desespero e a ironia. Podemos rir-nos daquilo que vemos que não está desfeito nos nossos corações, podemos rir-nos também daquilo que está desfeito. Reconheço um choro cantado, um choro que reverbera dentro de uma gargalhada, um choro gargalhado que provoca a careta. Depois, um momento de inexistência. Permitir que o corpo se desmaterialize em poeira, deixar-se transformar em espectro rosa.

I think I need a break, and a drink, and a break, and a drink, and a break, a nd a dri nk, an d a br e a k…. Então, um brinde a todos os corações, independentemente do seu estado, um brinde aos arredores dos corações que têm de amparar alguma queda mais mal-dada. Um brinde aos corações escassos em apoios e co-produções.

É um desabafo, e cuidar de um coração (e de uma peça) é um work in progress, muitas vezes instável e precário, but pink is already one color away from the blues.

Download