PROJECTO BLACKBOX CLUNL-FCSH

PROJECTO BLACKBOX CLUNL-FCSH
Gaivotas Em Terra

Universidade NOVA de Lisboa

PROJECTO BLACKBOX CLUNL-FCSH


Segunda • -

Reservas: Entrada livre

Primeira apresentação pública do Projecto Blackbox e do seu primeiro caso de estudo, que incidiu sobre o trabalho do coreógrafo João Fiadeiro e o seu Método de Composição em Tempo Real.

Com duração de 5 anos, o projecto tem como objectivo  analisar as estruturas conceptuais específicas dos artistas, cruzando as abordagens empíricas dos criadores contemporâneos com teorias da comunicação multimodal (interacção humana, estudo dos gestos, ciência cognitiva), estudos da performance e tecnologias de visualização. Pretende documentar e divulgar os processos de composição de uma performance artística, baseando-se para isso em casos específicos de coreógrafos nacionais.

O programa “Projecto Blackbox + I am (not) here” inclui exibição de infografias sobre os solos de João Fiadeiro, projecção de um vídeo sobre Composição em Tempo Real, intervenções por parte dos investigadores participantes no projecto e apresentação da performance “I am (not) here”, de João Fiadeiro, pelas 21h30.

 

PROGRAMA 

15h | Boas vindas e introdução ao tema Artes&Cognição pela Prof. Carla Fernandes
15h30 | Filmes de infografia animada acerca dos solos de João Fiadeiro “SOLOS | ENACTMENTS” (Stephan Jürgens)
16h15 | Apresentação video sobre o jogo de Composição em Tempo Real (Claúdia Ribeiro)
[ Coffee Break ]
16h45 | “What Dance informs Science about Human Interaction” (Vito Evola)
17h15 | “Bringing dance off the stage and into the screen: 3D visualization to inform dance” (Claúdia Ribeiro & Rafael Kuffner)
[ Coffee Break ]
18h | Mesa redonda (equipa BlackBox, João Fiadeiro e convidados)
21h30 | Performance: “I am (not) here”, por João Fiadeiro

 

/ Equipa Blackbox

coordenadora do projecto Blackbox Prof. Carla Fernandes
investigador na área da coreografia e novos media Stephan Jürgens
investigadora na área das ciências computacionais Claúdia Ribeiro
investigador na área da linguística cognitiva Vito Evola
doutorando em ciências computacionais Rafael Kuffner
doutoranda em linguística cognitiva Joanna Skubisz
coreógrafo João Fiadeiro
blackbox é um projeto Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
financiamento European Research Council

 

I AM (NOT) HERE
João Fiadeiro

Performance a partir de “I am here” (2003) de João Fiadeiro, construído em torno do imaginário da artista visual Helena Almeida. Estreada a 26 de Abril de 2015 no Colégio das Artes em Coimbra, no quadro do Laboratório de Curadoria do Mestrado em Estudos Curatoriais para um espaço não convencional, sem frente definida, onde o espectador se movimenta e relaciona com a apresentação a seu ritmo e a seu modo.

(..) Para quem se interessa por questões do processo criativo, as obras de Fiadeiro e Almeida são passagem compulsiva (..) escreveu Delfim Sardo no programa editado na estreia de “I am here” no Centro Cultural de Belém. Continuava, dizendo que (…) ambos usam o corpo como a única ferramenta que temos a certeza de possuir e em ambos parece evidente a necessidade de construir objetos ficcionais sobre a natureza e o processo de elaboração do que nos é apresentado como trabalho final.” O filósofo e teórico da performance Boyan Manchev, na mesma linha de Sardo, escreveu que “I am here” era “um excelente exemplo da rejeição da plasticidade do visível (…) em busca do irredutível, daquilo que é inapropriável via a espetacularidade do espetáculo.”

“I am (not) here” dá seguimento a essa busca, elevando-a outra potência onde o conceito dramatúrgico original de “desaparecer no óbvio”, expande-se e ganha novas leituras através do que este deixa para trás. “I am (not) here” continua para lá da apresentação que lhe dá corpo. A sua ausência manter-se-á presente nos restos, rastos e traços que resultam da performance.

ficha artística

de e com João Fiadeiro
colaboração Carolina Campos
apoio técnico Stephan Jürgens, Sinara Suzin e André Tasso