FESTIVAL SILÊNCIO 2016

FESTIVAL SILÊNCIO 2016
Gaivotas Em Terra

FESTIVAL SILÊNCIO

FESTIVAL SILÊNCIO 2016

-

Classificação etária: 6

Reservas: Entrada livre

O Festival Silêncio está de volta para ocupar durante quatro dias as ruas e os espaços comerciais e culturais da zona do Cais do Sodré (eixo da Rua de S. Paulo) com mais de uma centena de actividades multidisciplinares que envolvem música, performance, conferências e debates, cinema e artes plásticas. O Festival Silêncio é, assim, a festa da palavra dita, escrita, pensada, encenada, cantada, musicada, filmada e ilustrada.

Parte da programação da edição deste ano do festival passa também pela Rua das Gaivotas 6.

FESTIVAL SILÊNCIO
NA RUA DAS GAIVOTAS 6

PROGRAMA 

ANA

2 JULHO | 17H | [DUR: 40MIN]

Esta performance parte de objectos pessoais que a Ana Hatherly ofereceu a Susana Mendes Silva. Estes não são apenas “coisas” mas antes veículos para ligações improváveis à volta da obra e da personalidade fascinante e misteriosa de Hatherly.

 

ACTO DE ESCREVER

2 JULHO | 17H45 | [DUR: 40MIN]

André Gomes traz-nos Acto de Escrever, uma performance que surge a partir da obra escrita de Ana Hatherly.

 

COMPOTA FRONTEIRAS

2 JULHO | 21H | [DUR: 90MIN]

A Sentidos Ilimitados, através do projeto Compota, convidou os intérpretes e criadores inscritos na OPEN CALL 2016 para participar numa audição/performance temática aberta ao público no âmbito do Festival Silêncio 2016. Os candidatos participaram com uma “cena”/”set” com a duração máxima de 3 minutos, informal e focada na palavra FRONTEIRAS. As intervenções são agora apresentadas na Rua das Gaivotas 6 e os espectadores presentes podem, no final, trocar ideias sobre o tema.

/ Projecto Compota

Projeto de improvisação multidisciplinar cujos principais objetivos são o contínuo cruzamento de diferentes disciplinas artísticas, o trabalho colaborativo e a estimulação multissensorial para todos os participantes.

/ Associação Sentidos Ilimitados

A Sentidos Ilimitados concebe, produz e promove iniciativas de estímulo à criatividade e ao desenvolvimento pessoal. Associação sem fins lucrativos com oito anos de existência no sector cultural em Portugal, a Sentidos ilimitados conta com a direcção artística de Paula Pinto, primeira bailarina do hoje extinto Ballet Gulbenkian, e tem como principal objectivo a valorização do indivíduo através da expressão artística, estimulando a criatividade e o desenvolvimento pessoal.

 

BRUTA

3 JULHO | 20H | [DUR: 60MIN]

Bruta é um projecto trabalho que resulta do esforço colaborativo entre Ana Deus (Osso Vaidoso e Três Tristes Tigres) e Nicolas Tricot. Bruta nasceu do fascínio de Ana Deus por Ângelo de Lima, poeta do Porto que acabou a vida internado no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda com esquizofrenia paranóide. O disco, editado no ano passado numa colaboração entre o Festival Silêncio e a Mia Soave, propõe uma viagem por dez textos de poetas internados em hospitais psiquiátricos. Entre os escolhidos destacam-se Ângelo de Lima, Stela do Patrocínio, António Gancho, Mário de Sá Carneiro, Sylvia Plath, António Joaquim Lança e António Maria Lisboa.