CICLO PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas

CICLO PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas
Gaivotas Em Terra

Forum Dança

CICLO PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas


Terça • -
3 performances

Reservas: 5€

BLOOM de Clarissa Rêgo, walkie_talkie de Bartosz Ostrowski e I SEE YOU_YOU SEE ME de Navina Neverla fazem parte de um ciclo de apresentações de trabalhos desenvolvidos na primeira edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança, que decorreu entre Setembro 2017 e Fevereiro 2018 e que contou com a curadoria de Patrícia Portela. Neste ciclo, serão apresentados ao longo do mês de março e em diferentes locais de Lisboa os 13 trabalhos desenvolvidos no âmbito do PACAP 1, nomeadamente na Rua das Gaivotas 6, Galeria Monumental, Alkantara, Centro Cultural de Belém, Negócio ZDB e Galeria Zé dos Bois.

O PACAP é um programa de formação/criação dedicado a profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada, conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.

Cada edição do PACAP tem a duração de 4 ou 6 meses e decorre com a Curadoria de um artista do campo performativo, retornando à raiz do conceito de Curador como aquele que cuida, mantém e transmite um património vivo. As próximas 4 edições contarão com as Curadorias de Sofia Dias & Vítor Roriz, Vânia Rovisco, João dos Santos Martins e João Fiadeiro.

Bloom

Clarissa Rêgo
Sala Principal | 21h50
[dur: 40 min]

Tornar visível um corpo humano em sua beleza e vulnerabilidade. Um corpo que se forma e se deforma. Um corpo metamorfoseado pelos processos pessoais, sociais e políticos que atravessa. Um corpo de mulher. Um corpo singular. Se não há nada a narrar, nenhuma história a contar, há, todavia, algo que se passa; algo a pulsar e a abrir sentidos ao acontecimento.

I see you_You see me

Navina Neverla
WC | 20h30
Sala Rosa | 21h20
Ct. de Documentação | 22h30
[dur: 15 min]

I SEE YOU_ YOU SEE ME explora o conceito de cultura queerness e espaços liminares num ambiente íntimo.
São exploradas perspectivas da persona Lakshmi Chellani que é uma especialista da forma de dança clássica norte-indiana Kathakassim como de práticas ritualísticas e estados alterados de consciência.

As questões em jogo são: Quem vê o quê e porquê? Onde é a linha entre tu e eu? Quão ambíguo é o limite entre ironia, kitsch e realidade? No interior de uma situação imersiva, o espectador é guiado ou antes deixado sozinho para assumir a sua responsabilidade enquanto espectador.

walkie_talkie

Bartosz Ostrowski
Sala Principal | 20h45
[dur: 40 min]

Imagina que estás a ler este texto uma e outra vez, pela 1000a vez já. E o que começas a ver não são frases mas espaços entre as palavras. Ao ler esta nota, repetes frases na tua mente e elas criam uma sensação de movimento 2 cm abaixo do crânio. Como é que foram lá parar? O solo walkie_talkie centra-se na tradução da comunicação virtual em experiência.
Explorando o texto e o movimento do corpo, procura a nova relação moderna entre ambos, questionando _ Qual é a resolução física mais elevada em que se pode falar ao vivo com um outro?