Os Recém-Chegados
1 FILME DE CHLÓE INGUENAUD & GASPAR ZURITA
Domingo •
BAR OPENING
Domingo •
FILM SCREENING
Reservas: Entrada livre
SEMPRE LE STESSE COSE
com a presença de Chloé Inguenaud
79″ | França | Legendado em Inglês | 2015
Primeira exibição em Portugal
Nápoles, bairro de Sanità. Quatro gerações de mulheres e a sua rotina quotidiana num espaço doméstico que se estende até à rua e onde os homens são raramente vistos.
Os recém-chegados pretende organizar projeções de cinema alternativo, internacional e contemporâneo, nunca antes mostrados na cidade. Os filmes selecionados partilham uma certa consciência política e oferecem inúmeras visões poéticas singulares do mundo. Eles desafiam formas de abordagem do real ao utilizar diferentes modos de representação com o intuito de criar novas formas cinematográficas.
Cada noite apresentará um corpo de trabalho. Os cineastas estarão em Lisboa especialmente para falar com o público.
Os recém-chegados é formado por três realizadores recentemente chegados à cidade: Gaëlle Boucand, Pierre Carniaux e Thibault Solinhac.
Chloé Inguenaud estudou História e Antropologia em Paris e Filosofia em Nápoles, onde desenvolveu pesquisas sobre os estereótipos napolitanos. Em 2015 terminou a sua primeira longa-metragem documental, Sempre le stesse cose, filmado durante cinco anos no seio de uma família napolitana. O filme foi selecionado para festivais internacionais como Cinéma du réel (França) , Yamagata Documentary Film Festival(Japão)FIDOCS(Chile) ou Istanbul Documentary Festival (Turquia).