Sara Vaz & Marco Balesteros
ENSAIOS PARA LIVRO — CARACTERE #2 DO SOM
-
Sexta-Sábado •
Duração: 45min
Classificação etária: 12
Reservas: 3.50€
ENSAIOS PARA LIVRO-CARACTERE constitui-se como uma investigação sob a forma de 5 Ensaios: #1 Da Imagem, #2 Do Som, #3 Do Corpo, #4 Do Texto ou Do Narrador, #5 Da Luz e tem como ideia base o jogo de duplo sentido contido na palavra caractere. Se por um lado caractere é um símbolo tipográfico, o elemento nuclear e indivisível na escrita, podendo ser uma letra, um algarismo ou um sinal de pontuação, por outro, se olharmos para a origem grega— KHARAKTER, encontramos a definição em sentido metafórico de “marca, impressão ou símbolo na alma”. Este ensaio abordará o som como personagem (caractere) que assumirá duas formas distintas: uma forma cénica e uma forma editorial—livro de artista. A construção do personagem cénico alimentará a construção do personagem-livro e vice-versa. Palco e Livro entendidos como lugares de Ensaio e de escrita provisória.
DIRECÇÃO ARTÍSTICA, COREOGRAFIA, EDIÇÃO E interpretação Sara Vaz e Marco Balesteros
CO-CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Diogo Alvim
TRATAMENTO DE SOM Rafael Gonçalves Cardoso
CO-PRODUÇÃO Temps D’Images Lisboa / Duplacena
RESIDÊNCIAS / ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO
Palácio Pancas Palha (#1 Da Imagem)
Polo Cultural Gaivotas | Boavista (#2 Do Som)
Rua das Gaivotas 6 (#2 Do Som)
Atelier Real (#3 Do Corpo)
DeVIR/CAPa (#4 Do Texto ou Do Narrador)
Estúdios Victor Cordon (#4 Do Texto ou Do Narrador)
ZDB (#5 Da Luz)
EQUIPA ADICIONAL Tiago Barbosa (#4 Do Texto ou Do Narrador)
APOIO Fundação GDA
projecto apoiado por República Portuguesa: Cultura / DGArtes Direcção-Geral das Artes
Designer gráfico, fundador do estúdio Letra. Professor Adjunto Convidado na ESAD-IPL e Professor e Coordenador da Licenciatura de Design— DELLI na Universidade Lusófuna. Lisboa. Mestre em Design e Tipografia pela Werkplaats ArtEZ Institute of Arts -NL. O estúdio Letra abarca um espectro diverso de formatos-livros, exposições, instalações, design de tipos, design têxtil, design de produto. Em paralelo com o trabalho de atelier, MB desenvolve projectos editoriais e educacionais em torno das noções de Publicação e de Educação pela Arte em PT e no estrangeiro. Colabora regularmente com a GHOST Edições onde desenvolve publicações de carácter experimental que estabelecem diálogos próximos com artistas, coreógrafos, fotógrafos e cientistas. Iniciou, em parceria com Michael Satter e Sandra Doeller, a Random Press, um projecto editorial próprio que coexiste entre Lisboa e Frankfurt. É membro fundador do Observatório das Transformações (XXXX) da Cidade Lisboa. Integra também o colectivo ENSAIO PARA LIVRO CARACTER #2 DO SOM Sara Vaz e Marco Balesteros BIOS “Jogos Sem Fronteiras”, formado por Ana Bigotte Vieira e Sandra Lang. Colaborou ou colabora com João Fiadero, GHOST, Baldio, Zaratan, Vera Cortês, Bar Irreal, Pedrita, Fundação EDP, João Ó, Jeux Sans Frontières, Museu Coleção Berardo, Experimenta Design, Bianca Baldi, Sara&André, Miguel Vieira Baptista, Serralves, ZDB, Werkplaats Typografie, Atelier RE.AL, FBAUL, CIGChaumont, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Festival Materiais Diversos, Catalogue Library, AIGA Chicago, TOMBOY Seul, Dutch Art Institute, entre outros.
Nasceu em 1979. Fez a sua formação no Conservatório Nacional de Dança de Lisboa e na École de Danse de Genève dirigida por Beatriz Consuelo (CH). Em 1996 fez parte do Núcleo de Formação da EIRA. Em 2005 frequentou o curso Ex.er.ce no CCM (FR) dirigido por Mathilde Monnier. É licenciada em Teatro – Ramo Actores pela ESTC. Como intérprete em dança colaborou com Olga Mesa, Francisco Camacho, Carlota Lagido, David Miguel, Tânia Carvalho, Miguel Pereira, e Jean Paul Bucchieri. Como intérprete em teatro/cinema colaborou com Mónica Calle, Nuno M. Cardoso, Miguel Seabra, José Nascimento, João Botelho e Anne Monfort. De 2006 a 2009 fez parte do núcleo de artistas associados da EIRA. Como coreógrafa criou e interpretou vários solos, entre eles Odete Odile, MERCI e MERCI — A ANTESTREIA. Lecciona a disciplina de Corpo no curso de teatro da ESAD e na ACT —Escola de Actores— desde 2011. Desde 2009 é artista associada da Companhia HorsChamps dirigida por Olga Mesa.