Às Gaivotas, aos Cães e aos Próximos Animais

Às Gaivotas, aos Cães e aos Próximos Animais
Gaivotas Em Terra

Tânia Geiroto Marcelino

Às Gaivotas, aos Cães e aos Próximos Animais


  • Sábado •
    ABERTURA
  • -

terça-sábado • -

INTERFLUÊNCIAS #8: 29 fev ● sábado ● 16h00

Reservas: Entrada livre


Sábado •
INTERFLUÊNCIAS #8

Interfluências

Na melhor das hipóteses, os objectos desta exposição são esquivos. Já que o título diz tanto, nomeia tanto, que as minhas esculturas, objectos, desenhos e situações não digam nada, sejam mudas de palavras, que sejam inomináveis.

A falha é, ao mesmo tempo, a meta e o desejo da minha prática: o imponderável, aquilo que se desvia continuamente, que não pode ser exactamente agarrado, é latente.

A aproximação à falha, isto é, a prática que procura essa brecha ínfima entre as coisas e que toma como medida o alcance, só pode produzir objectos incompletos na capacidade de se traduzirem. Da coisa até cá, a transmissão é sempre incompleta. Ou é então aceite como tal, naquela unidade em que se apresenta. Objecto que é aquilo mesmo que mostra em todos os seus lados.

Os objectos intraduzíveis são, por isso, os objectos artísticos produzidos. Se puder mesmo, que a dificuldade não lhes esteja apenas na nomeação, mas também nos limites da sua materialidade.

Qualquer coisa semelhante a nomear, enquanto operação ontológica, diz respeito ao meu trabalho. Nomear é, em primeiro grau, rodear uma coisa, destacá-la da amálgama de tudo e é, depois, atribuir-lhe (entre oferecer e enxertar, entre o afecto e a violência) um significante, um nome. A maior violência é tentar defini-los. É também nessa tentativa de agarrar que é possível abrir outras brechas, produzindo objectos de contacto, de convivência, objectos possíveis, ainda que sejam em trânsito e mutáveis.

Tânia Geiroto Marcelino (Lisboa, 1989) trabalha numa linguagem própria de possibilidades interventivas pós-minimais. Formou-se em Pintura na FBAUL (2013) e em Práticas Artísticas Contemporâneas na FBAUP (2017). Algumas das exposições em que participou são: Summer Calling’13 (3+1 Arte Contemporânea, colectiva, 2013), À minha palavra favorita e ao que me faz gostar dela (Galeria do Sol, individual, 2017) e Aproximação à falha dos objectos intraduzíveis (Maus Hábitos/Saco Azul, individual, 2017).