Turning Backs [Temps d’Images]

Turning Backs [Temps d’Images]
Gaivotas Em Terra

Diogo Alvim, Lígia Soares & Rita Vilhena

Turning Backs [Temps d’Images]

-
Sexta-Sábado •

Duração: 50min
Classificação etária: 12

Reservas: 7€ • 5€ [Desconto]

TURNING BACKS é um projecto que visa a materialização do paradoxo: todos estamos incluídos na exclusão. As duas linhas de assentos não têm costas e obrigam cada espectador a utilizar as costas de outro como encosto. Esta condição será também uma base para refletir que estar costas com costas é afinal encostar a alguém sendo que, esse alguém, é exatamente a pessoa a quem viramos as costas.

CONCEITO Lígia Soares e Rita Vilhena
CO-CRIAÇÃO Diogo Alvim
ANIMAÇÃO DE VÍDEO Mariana Castro
PRODUÇÃO EXECUTIVA (PORTUGAL) Máquina Agradável
PRODUÇÃO EXECUTIVA (HOLANDA) Baila Louca
CO-PRODUÇÃO Rotterdamse Productiehuis
RESIDÊNCIAS Devir-Capa, Alkantara, Polo Cultural das Gaivotas Apoios Malavoadora.porto, GDA – Gestão dos Direitos do Artistas.

Diogo Alvim compõe música instrumental e electroacústica, toca electrónica ao vivo e desenvolve projectos de arte sonora. Cria também música para teatro e dança. O seu doutoramento (SARC, Belfast)focou-se nas relações entre música e arquitectura. O seu trabalho já foi apresentado na Europa e no Brasil. Tem colaborado com outros artistas e performers.

Lígia Soares é uma coreógrafa e dramaturga portuguesa que tem vindo a questionar o espaço cénico como um espaço distanciado. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente estando presente em vários programas internacionais de teatro e dança. As suas últimas peças estão editadas pelas Douda Correria. Fundadora de Máquina Agradável.

Rita Vilhena é uma bailarina e coreógrafa. Fundou em 2005 a Baila Louca Foundation (Roterdão/Holanda). Foi artista residente da Productiehuis Rotterdam, trabalhou com Meg Stuart, Jeremy Wade, Julien Hamilton, Ugo Dehaes, Keren Levi, Mohamed Shafik entre muitos outros. Mestre em Artes Performativas pela (FCSH), trabalha como investigadora no INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança).