Auéééu Teatro
Tradição
A inércia que surge da tentativa de criar uma obra de arte pelos quatro actores que se encontram em cena, faz prever uma vida em que já não é possível a existência de artistas, utopias, sonhos e memórias; em que “o presente é a forma de toda a vida”.
- -
Sábado-Domingo • -
Domingo • -
Duração: 75min
Reservas: 5€
Da mesma forma que Walter Benjamin questiona o valor cultual dos objetos artísticos pela sobreposição do seu valor de exposição, o coletivo auéééu – Teatro levanta a mesma questão em relação à ideia de Tradição: estará esta a resistir, graças aos objetos materiais – agora com uma máscara capitalizada, limpa, sedutora; ou estará blindada enquanto objeto da subjetividade comum que estabelece a ordem social? O campo simbólico da Tradição, de qualquer forma, foi abalado.
Estamos a caminhar dentro de um capitalismo «transestético» (Gilles Lipovetsky) onde existe somente a apreciação turística das coisas, onde o olhar se «destradicionalizou» em virtude de um avanço técnico e perdeu o seu laço espiritual, ético e moral: a Tradição funde-se com a moda; Deus pode ser o meu automóvel; a Crimeia é a minha série favorita. O impacto que a tecnologia exerce nos comportamentos humanos anuncia um cenário de um mundo habitado por homo machinas, regidos pelas regras economicistas.