TOMAR POSIÇÃO, O POLÍTICO E O LUGAR: SOBRE O CURSO EXPERIMENTAL EM ESTUDOS DE PERFORMANCE LEVADO A CABO PELO BALDIO ENTRE SET – DEZ 2016 Baldio – Estudos de Performance

TOMAR POSIÇÃO, O POLÍTICO E O LUGAR: SOBRE O CURSO EXPERIMENTAL EM ESTUDOS DE PERFORMANCE LEVADO A CABO PELO BALDIO ENTRE SET – DEZ 2016 Baldio – Estudos de Performance
Gaivotas Em Terra

TOMAR POSIÇÃO, O POLÍTICO E O LUGAR: SOBRE O CURSO EXPERIMENTAL EM ESTUDOS DE PERFORMANCE LEVADO A CABO PELO BALDIO ENTRE SET – DEZ 2016 Baldio – Estudos de Performance


Quarta • -

Reservas: €

Recomposição de uma experiência

Com a experiência de Tomar Posição, o político e o lugar – Curso Experimental em Estudos de Performance tornou-se evidente a urgência e a importância do debate e da experimentação em torno da questão do ensino em geral (schooling/ unschooling/deschooling), e do ensino artístico em particular, num país onde apenas na década de 1990 o ensino artístico apareceu referido em decreto-lei, e num momento em que muito do trabalho neste campo empreendido desde o 25 de Abril de 1974 está a ser desmantelado. Mas foi em torno da própria noção de estudo, e sobretudo das práticas de estudo, que o curso tomou forma, ao longo dos quatro eixos (Oficina Continuada em Estudos de Performance; Práticas Urbanas Situadas; Incorporações da Linguagem; Do Arquivo como Gesto – Travessias Digitais), em que se estruturou.

Tendo como ponto de partida esta experiência, a residência tem como razão de ser o desejo de proceder a um trabalho de rememoração (re-composição) colectiva a partir do tratamento dos vários registos produzidos, bem como das nossas memórias individuais, procedendo à recolecção interna do que foram as suas práticas de modo a com elas e por elas reflectir e problematizar formas de ensino e práticas de estudo mais ou menos experimentais. Trabalho de re-abordagem e de re-articulação que nos parece necessário à preparação — à imaginação colectiva — das vidas futuras da experiência em questão, venham elas a acontecer em situação de conversa e reflexão crítica entre pares, ou numa próxima edição do Curso.