Rival Consoles ~ Actuações

Rival Consoles ~ Actuações
Gaivotas Em Terra

Erased Tapes, Patch Point & Rua das Gaivotas 6

Rival Consoles ~ Actuações


  • Sexta •

  • Sábado •

Duração: 50min
Classificação etária: +6
𝐁𝐈𝐋𝐇𝐄𝐓𝐄𝐒: 10€
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
𝙻𝙾𝙲𝙰𝙻: Rua das Gaivotas 6

Reservas: €

©Dan Medhurst

Em Fevereiro de 2023, recebemos o músico e artista Rival Consoles para duas semanas de residência artística, partilhadas entre a Patch Point e a Rua das Gaivotas 6. A música de Ryan Lee West é reconhecível pela forma como alia elementos clássicos de composição musical à criação de ambientes e atmosferas envolventes, numa mestria da síntese modular.

West irá apresentar os resultados destas duas semanas de residência na Rua das Gaivotas 6 em dois concertos nos dias 17 e 18 de Fevereiro, onde irá mostrar essencialmente novo trabalho que desenvolveu em Lisboa, num ambiente intimista e magnético.

RIVAL CONSOLES
O produtor londrino Ryan Lee West, mais conhecido pelo nome Rival Consoles, é notável por fazer com que os sintetizadores pareçam humanos e atmosféricos. Ao longo de uma carreira de quinze anos aclamada pela crítica, a música de Rival Consoles diversificou-se desde a desafiante produção electrónica dos seus primeiros EPs até se tornar gradualmente mais conceptual e metamórfica, como em Articulation (2020), onde utilizou desenhos e esboços para imaginar e desenvolver cada faixa, até Overflow (2021), onde explorou as consequências humanas e emocionais de um presente rodeado por tecnologias avançadas de comunicação O álbum de estúdio de 2020 da Rival Consoles, Articulation, foi seguido de uma tournée esgotada no Reino Unido e do lançamento de Overflow – uma paisagem sonora ressonante e exploratória composta para a produção de dança contemporânea com o mesmo nome do coreógrafo renomado Alexander Whitley. O seu desejo consistente de criar um som mais orgânico e humanizado vê frequentemente Lee West a esboçar ideias iniciais em instrumentos acústicos tradicionais, como a guitarra ou o piano, formando assim peças que transmitem uma clara autoria humana por detrás da estética electrónica. Considerado um dos criadores mais influentes de música electrónica do Reino Unido, Lee West está a marcar um novo capítulo numa busca contínua pelo refinamento e pela evolução. Mais lúdico e melódico do que trabalhos anteriores, o seu último álbum Now Is… (2022) recorre a influências externas, como a arte e a imagem em movimento, juntamente com uma associação sinestésica de cores, formas e emoções humanas. Foi louvado por plataformas como Pitchfork, The Guardian, CRACK Magazine, Vice, Resident Advisor, Loud and Quiet, Electronic Sound, The Line of Best Fit, Spin, Tape Op, XLR8R, Music OMH, Clash, FACT, The Ransom Note, Stamp The Wax, Truants e Louder Than War. Rival Consoles actuou também nos Tate e para a Boiler Room no Museu V&A, com visuais auto-programados em Max/MSP, o que o impulsionou para tocar em festivais como Sónar, Moogfest, FORM, Mutek, Big Ears, Lovebox e Roskilde.