Sara Gebran, Duda Affonso, Josefa Pereira & Nuno Marques
Quantum Travellers
“QUANTUM TRAVELLERS” é o nome da ativação performativa, montagem e estratégia de disseminação da nova ‘publicação coreográfica’ de Sara Gebran, QUANTUM SOCIETY, convidando 2 a 6 artistas locais a ler, discutir e remediar qualquer aspeto desta publicação numa performance. Em cada cidade, os artistas recebem e lêem este livro antes do seu encontro. Josefa Pereira, Duda Affonso, Nuno Marques e Sara Gebran, vão encontrar-se durante 2 dias em Lisboa para ativar e realizar este trabalho, traduzindo o espaço 2D das páginas para o palco da Rua Das Gaivotas 6. Após a performance, segue-se a apresentação do livro, Q&A e venda do livro. “QUANTUM TRAVELLERS” já foi apresentado em 8 cidades: Berlim, Bruxelas, Estocolmo, Oslo, Bergen, Caracas, Copenhaga e Århus, com a participação de um total de 24 artistas.
Josefa Pereira, coreógrafa, curadora e performer, faz mediação na área da Cultura & das Artes há 23 anos, criando uma linguagem de pesquisa e acção artística, e sócio-politica engajada no desenvolvimento potencial do processo e seu contexto. Ana opera em campos de multiplicidade e diversidade cultural co-relacionando pontos de reflexão e transição, a partir do acompanhamento e consultoria em instituições, organizações sem fins lucrativos, colectivos artísticos e criadores nacionais e internacionais. Formada em Artes Visuais e História da Arte, e doutoranda em Ecologia Humana.
Duda Affonso (1992) é artista conceitual luso-brasileira e opera de maneira transdisciplinar. Sua pesquisa articula os corpos, as estruturas, o movimento, as imagens e a mente de maneira conceitual através de uma perspectiva retro-futurista especulativa, explorando diversas plataformas como cinema, fotografia, instalação, performance e texto. Atualmente, está desenvolvendo uma pesquisa sobre a intersecção entre os estudos do imaginário e os estudos do cinema como bolsista da FCT para o doutorado em Modernidades Comparadas: Literatura, Artes e Culturas na Universidade do Minho, em Braga. Possui mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP e graduação em Cinema pelo IESB, com especialização em Fotografia Digital pela NYFA.
Sara Gebran é coreógrafa, bailarina, escritora e professora de coreografia. Vive em Copenhaga. As suas obras situam-se no âmbito da arte da performance, explorando meios como o vídeo, o som, o texto e a arquitetura, mediados pelo corpo em movimento. As suas publicações são propostas coreográficas subversivas que procuram formas de auto-governação e de auto-institucionalização do seu próprio conhecimento, fora do domínio da curadoria institucional e académica, na convicção de que os cidadãos precisam de outros sistemas de apoio civil, em tempos em que as instituições e o Estado são incapazes de responder às necessidades das suas populações. Define a sua escrita como especulativa, desestabilizando os limites das categorias. Tal como no seu trabalho artístico em palco, ambos continuam a ser investigações sobre o funcionamento do poder e sobre novas formas de capacitação pessoal e colectiva.
Support: