Phantom Power

Phantom Power
Gaivotas Em Terra

Electronic Warfare & Pós-Graduação em Arte Sonora: Processos Experimentais

Phantom Power

-

𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐞: ::::::::
::::::::::::::::: ::::::::
𝐄𝐗𝐏𝐎𝐒𝐈𝐂̧𝐀̃𝐎: 20 — 30 Setembro
::::::::::::::::: ::::::::
𝐀𝐏𝐑𝐄𝐒𝐄𝐍𝐓𝐀𝐂̧𝐎̃𝐄𝐒: 22 + 23 Setembro

Reservas: €

Phantom Power é um evento que pretende apresentar o resultado dos trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Arte Sonora: Processos Experimentais da FBAUL, inseridos no âmbito de uma residência artística no Espaço das Gaivotas CML em parceria com a Electronic Warfare.

Numa tradução literal para a língua portuguesa, a Alimentação Fantasma, remete-nos a uma ideia de nutrição eléctrica, em que, para as coisas funcionarem precisam de energia, energia essa que não aparece na forma directa, está camuflada, necessita de um impulso para activar um circuito, de uma acção que a proporcione: pode ser carregar num botão, utilizar uma pilha ou conectar uma fonte de alimentação. No seu uso tradicional, pensemos num microfone de condensador por exemplo. Para funcionar, tem de haver energia que permita polarizar a membrana, de modo que este fique sensível às vibrações do ar geradas pelo som.

Num mundo em que cada vez mais é suprimido o uso dos gestos na articulação com a contemporaneidade, as formas de energia são cada vez mais miniaturizadas e transparentes, revelando uma invisibilidade transversal, que é guiada pelos ínfimos cabos que nos circundam ou todas as frequências que nos rodeiam diariamente. Encontrando-nos no domínio do som em diálogo com as Artes Plásticas, Phantom Power, procura manifestar através de um conjunto de performances sonoras e de peças de âmbito expositivo, um olhar audível, que procura dar forma a um mundo em expansão, no qual, sem energia, ele não se pode consubstanciar.