Colectivo Casa Amarela
JEJUM#19 — Grupo Coral do Auto-tune
GRUPO CORAL DO AUTO-TUNE com Odete, Sreya, Kmado, Bernardo Alves e Aires
É seguro dizer que o auto-tune é a maior inovação tecnológica da música pop desde o advento do MIDI. As possibilidades são infinitas e vocalizar sem desafinar deixou de ser um requisito ou sequer uma preocupação. Isto leva a questões sobre a autenticidade: será a música de Adele mais “autêntica” do que a de Charli XCX? Será o mumble de Future menos autêntico do que o delivery de NAS? Será a demanda pela tal autenticidade uma forma de elitismo? O que o recém formado Grupo Coral do Auto-tune propõe é muito simples – esbater estas fronteiras através da desconstrução sincera da utilização do infame software de afinação vocal. Com um alinhamento flutuante e um reportório semi-improvisado, esta é uma performance que reduz o formato de canção pop até à abstracção total.
Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propunha uma ocupação curatorial de música, cuja periodicidade seria mensal. A fórmula é simples: um sábado ao mês, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.
O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português na área da música.
Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.
No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se ouvintes famintxs.
Sempre aos sábados, ao final do dia. Pela hora da fome. De preferência em jejum.
Colectivo Casa Amarela (CCA) started in 2014 as a group of four – Bruno, Mafalda, Nelson and Rui. Only the first two remain. Mafalda Melim deals with all visual aspects, Bruno Pereira programs concerts and releases some albums – some of them his own, others are handpicked collaborations. Micro-label and promoter with a special focus on experimental electronic music.