Xuri, também conhecida como Susanne Cleworth, é uma artista sediada em Copenhaga que se dedica a explorar paisagens sonoras orgânicas, captando a essência da natureza e as suas peculiaridades, ao mesmo tempo que enfatiza as imperfeições da realidade, contrastando-as das perfeições artificiais da computação.
Com formação em design gráfico, Xuri aborda a música de forma muito semelhante ao trabalho cromático, criando as suas paisagens sónicas com uma paleta de cores única e evocativa. A sua utilização de imagens sonoras nebulosas e alucinatórias através do domínio do ambiente experimental e de paisagens sonoras orgânicas leva o ouvinte numa viagem marcada por batidas pulsantes e um som clássico porém contemporâneo.
Esta exploração sónica estende-se desde o seu anterior álbum a solo, “Bedlam Of Salt”, lançado pela Janushoved. No seu próximo EP, “Serene Trails”, Xuri aventura-se num novo reino de ambient orgânico, oferecendo uma experiência musical cativante e multidimensional.
Para além disso, Xuri leva a sua experiência em música experimental e aplica-a à pista de dança no seu duo Atikka, onde explora sons extraterrestres em camadas com ritmos vibrantes.
Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propunha uma ocupação curatorial de música, cuja periodicidade seria mensal. A fórmula é simples: um sábado a cada dois meses, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.
O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português na área da música.
Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.
No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se ouvintes famintxs.
Pela hora da fome. De preferência em jejum.