Colectivo Casa Amarela (CCA) e a Rua das Gaivotas 6 iniciaram uma parceria em 2021 que propunha uma ocupação curatorial de música, cuja periodicidade seria mensal. A fórmula é simples: um sábado ao mês, o CCA dá a conhecer umx artista sonoro e os seus mais recentes trabalhos.
O foco é apresentar o melhor do que se produz e do que se ouve no panorama da música electrónica e arte sonora, abrindo espaço para a disseminação do tecido experimental português na área da música.
Os concertos em JEJUM já promoveram estreias, colaborações inusitadas, twists inesperados, e actuações duplas.
No palco principal da Rua das Gaivotas 6 abre-se o apetite e deixa-se ouvintes famintxs.
Sempre aos sábados, ao final do dia. Pela hora da fome. De preferência em jejum.
Hocus
Hocus é o novo projecto a solo do trompetista e improvisador João Almeida (Peachfuzz, Chão Maior, Rodrigo Amado Refraction Quartet), figura cada vez mais relevante na cena experimental portuguesa. Utilizando o método no-input mixer, João tem em ‘Narrow’, o seu disco de estreia, um registo poderoso e coerente, um tratado noise dividido em sete fases, inspirado por duas ideias – movimento estático e doença mental. Esta edição, a quarta do Colectivo Casa Amarela durante o ano de 2022, é limitada a 30 exemplares e inclui um suporte de cassetes cromado esculpido em gesso pela artista Mafalda Melim.
Colectivo Casa Amarela (CCA) started in 2014 as a group of four – Bruno, Mafalda, Nelson and Rui. Only the first two remain. Mafalda Melim deals with all visual aspects, Bruno Pereira programs concerts and releases some albums – some of them his own, others are handpicked collaborations. Micro-label and promoter with a special focus on experimental electronic music.