Mariana Malheiro
Humanos sem remorsos
-
𝙸𝙽𝙰𝚄𝙶𝚄𝚁𝙰𝙲̧𝙰̃𝙾: 5 fev || sábado | 16H-20H
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
𝙳𝙸𝙰𝚁𝙰𝙼𝙴𝙽𝚃𝙴: terça a sábado | 15H-19H
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
𝙸𝙽𝚃𝙴𝚁𝙵𝙻𝚄𝙴̂𝙽𝙲𝙸𝙰𝚂: 22 fev || terça | 18H-20H
Reservas: Entrada livre
A dúvida, ou “o não saber para onde se vai a partir dali”, pode ser um factor potenciador de uma certa imobilização mais ou menos prolongada. Mas uma vez tomada a decisão que conduz ao gesto, a Mariana luta por uma aceitação. Diz que aceitar exige uma respiração.
Pelas suas palavras: “Havendo decisões das quais desconfiamos, aprendemos a lidar com estas de uma forma que nos permita respirar – aceitamos, e acreditamos que o único caminho possível foi o que tomámos.”
Esta exposição foi pensada tematicamente, utilizando cada pintura como metáfora para a maneira como seres humanos lidam com o arrependimento ou com a falta dele, com a hesitação ou com a brutalidade de uma convalescença.
O acto certeiro de como estas pinturas foram desenhadas, a convicção que se subverte na tinta, naturaliza as figuras com um tom irónico e displicente, ao ponto daquelas ganharem uma vida própria: o ambiente lúdico que se medeia por entre aquelas interacções.
“Acolhendo um pouco de ironia, os humanos representados nestas pinturas divertem-se com as decisões que tomaram.”
Ricardo Marcelino
MARIANA MALHEIRO nasceu em 1995 em Lisboa. Estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e na Kunsthochschule Kassel (Alemanha). Expõe desde 2016.
A par do seu trabalho artístico tem vindo a desenvolver projetos de mediação de arte e cultura, e atualmente trabalha na Associação Quinta das Relvas onde é responsável pela gestão de programas residências artísticas. Em 2019 co-fundou a residência artística Grão – Residência Artística e de Investigação.