FESTIVAL SILÊNCIO 2017

FESTIVAL SILÊNCIO 2017
Gaivotas Em Terra

FESTIVAL SILÊNCIO 2017

-

Reservas: Entrada livre

O Festival Silêncio é um festival transdisciplinar e participativo que celebra a palavra como veículo de conhecimento e como acto de criação e que se realiza no espaço habitado do Cais do Sodré, no eixo da Rua de São Paulo – Rua da Boavista.

Em 2017, o Festival Silêncio realiza-se entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro, para mais uma vez apresentar ao público um programa em que todos têm uma palavra a dizer. Na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos clubes, no jardim, na praça, o Cais do Sodré volta a ser palco de conferências, cinema, concertos, conversas, teatro, exposições, feira, performance, intervenções e oficinas.

 

FESTIVAL SILÊNCIO
NA RUA DAS GAIVOTAS 6

 PROGRAMA

ECOS

28 SETEMBRO 2017 | QUINTA | 21H00
ENTRADA LIVRE | [DUR: 100MIN]

Apresentação da peça distinguida com o prémio FATAL 2017

Convite para uma experiência niilista. Senão vejam: Um lugar imaginário, fruto de uma indefinição, povoado pelas mais extraordinárias figuras. Todas elas carregam consigo uma bagagem, a sua fiel companheira por infindáveis aventuras, algo que se desprende de si mesmas: um livro, um colar, uma máscara, uma história, um passado…

Não se sabe de nada, não se vislumbra o conceito, não existe luz que lhes mostre o caminho. São levadas por um desejo irresistível de se encontrarem a si próprias, ou a uma outra resposta mais além.

Um raio atinge-as no peito. Iluminam-se. Saem para o mundo. Modificadas pela experiência singular da qual foram a seta e o alvo. A escuridão instala-se. Os viajantes do tempo regressam a casa… O ciclo completa-se e a peça termina… por hoje. Amanhã veremos.

/ ficha técnica e artística

Criação Coletiva
direção Hugo Gama
cocriação e elenco Ilpo Lalli, Inês Soares, Joana Gonçalves, Joana Morais, João Tavares, Mafalda Falcão, Maria Carolina Rosa, Melissa Catherine, Maximilian Martau, Patricia Botelho, Rita Valentim, Luis Martins, Tiago Barrento
desenho de luz e operação André Calado
produção ULTIMACTO

 

CONTOS EM SOMBRAS
Algazarra Marionetas

30 SETEMBRO, 2017 | SÁBADO | 15H30
ENTRADA LIVRE | [DUR: 30MIN]

Os contos de Hans Christian Andersen: “A Princesa e a Ervilha”, “A Polegarzinha” e “O Soldadinho de Chumbo”, apresentadas em marionetas de sombras num espectáculo lúdico e colorido que nos transporta para o mundo imaginário das estórias de encantar. Atenção! São as marionetas de sombras dos Algazarra Marionetas.

/ ficha técnica e artística

autor Carlos Lança
participantes Joana Ribeira e Carlos Lança

 

 

WORKSHOP MARIONETAS DE SOMBRAS

30 SETEMBRO 2017 | SÁBADO | 16H30
ENTRADA LIVRE | [DUR: 60MIN]

Os ateliers de construção de Marionetas têm um objectivo lúdico e didáctico. Neste atelier, vamos partir da história “A Princesa e a Ervilha” contada com marionetas de sombras através de um ecrã, para desafiar os participantes a construírem, eles próprios, personagens para que uma outra história possa ser apresentada, num estímulo à criatividade, sensibilidade e espontaneidade das crianças.

/ ficha técnica e artística

autor Carlos Lança
participantes Joana Ribeira e Carlos Lança

 

RECITAL POPULAR II – VOZES SILENCIOSAS
Margarida Mestre

30 SETEMBRO 2017 | SÁBADO | 19H00
ENTRADA LIVRE | [DUR: 60MIN]

Imaginar um grupo de pessoas cujas bocas se abrem para cantar. Imaginar que dessas bocas saem orquestras de palavras, pedaços de frases, seres que viajam no espaço como imagens e nos povoam os ouvidos e a mente numa dança de sentidos vários, excitantes, misteriosos, provocadores…
Imaginar também que conseguimos ouvir vozes distantes, daqueles que não conseguiram vir, cantando suaves frases que abraçam estes seres falados e alados por outras vozes deixados…
É esta a proposta de  Margarida Mestre, coordenadora do projecto: um recital para vozes, instrumento acústico e palavras gravadas. Uma proposta intergeracional com a participação de todos, que transforma as palavras escritas de Maria Gabriela Llansol em palavras faladas e escutadas.

/ ficha técnica e artística

A partir de textos de Maria Gabriela Llansol
re-escrita dos textos, orientação vocal dos grupos, concepção cénica e orquestração geral Margarida Mestre
Musica original e Contrabaixo ao vivo João Madeira

 

ROCHEDO
Rita Roberto & Pedro Ferreira

1 OUTUBRO 2017 | DOMINGO | 16H00
ENTRADA LIVRE | [DUR: 30-40MIN]

Rochedo é uma nova criação de Rita Roberto e Pedro Ferreira, um diálogo com Maria Gabriela Llansol, especialmente pensado para esta edição do festival. Uma sala obscurecida onde há uma superfície, e um volume que sobressai; há movimento e vozes.

Inexplicável rochedo
espalha-se sem evento, exposto ao sol,
e estremece.
Um manto rodeado, aqui e ali
murmúrios e silvos.

/ ficha técnica e artística

concepção e interpretação Rita Roberto e Pedro Ferreira