Em Queda Livre

Em Queda Livre
Gaivotas Em Terra

Luísa Amorim

Em Queda Livre

-
Sexta-Sábado •

Duração: 60min
Classificação etária: 15

Reservas: 7.50€

Em Queda Livre é uma conversa com o público sobre maternidade. Ou um jogo, um parque de diversões onde se jogam memórias.

Em palco, a performer salta de uma personagem para outra numa espécie de tríptico – a mãe que sorri; a mãe que pragueja; a criança.

A mãe que sorri está em controlo. Estará? A outra não sabe para onde se virar. Estas duas mães são uma só, dois lados da mesma mulher.

E onde está a criança enquanto a mãe colapsa? Perceberá ela a desintegração da mãe? Talvez brinque distraída imaginando famílias perfeitas, ou talvez famílias tão disfuncionais como a dela.
Definitivamente a criança brinca.

CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Luisa Amorim
APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA Marie-Gabrielle Rotie
CENOGRAFIA Luisa Amorim
DESIGN DE LUZ Nao Nagai
SOM E IMAGEM Patrick Furness e Luisa Amorim

Luisa Amorim tirou a licenciatura em teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Lá apercebeu-se das formas que o teatro podia tomar e de que nem todas lhe interessavam. Talvez estivesse à procura de um tipo específico de comunicação. Mais tarde no Porto, com outras atrizes, começou a desenvolver uma prática à qual chamaram encenação em tempo real. Um jogo entre encenador, atore(s) e público, em que parte do espetáculo é criada em palco por todos eles. Em Londres, onde vive atualmente, aproximase da Performance e da Live Art e cria os seus espetáculos, explorando noções de ‘real’ e ‘tempo real’.

Marie-Gabrielle Rotie cria de uma forma interdisciplinar, abraçando a coreografia, a Live Art, fotografia, instalação e site-specific. As suas criações focam-se no corpo e na sua relação com identidade, desejo e morte. Cada projeto tem origem numa pesquisa que abrange mitologia, psicologia, arte contemporânea, ontologia e metafisica. O seu trabalho denota a sua educação em Pintura, e distingue-se por uma forte componente teatral e cénica, criando mundos imersivos que flutuam entre o sonho e a poesia.

Nao Nagai é uma designer de luz e performer artista, Japonesa a viver em Londres. Imigrou para o Reino Unido aos 15 anos. Estudou desenho de luz no Rose Bruford College e tem trabalhado nacional e internacionalmente em diferentes vertentes artísticas.

Como designer de luz trabalhou, entre outros, com Scottee, Duckie, Bryony Kimmings, Bury Court Opera, Curious International, Kazuko Hohki, Ensemble, Marisa Carnesky, Rachael Young e TATE Modern/Britain. É professora de desenho de luz na Goldsmiths, University of London