Co:lateral [Temps d’Images]

Co:lateral [Temps d’Images]
Gaivotas Em Terra

Né Barros & João Martinho Moura

Co:lateral [Temps d’Images]

-
Sexta-Sábado •

Duração: 30min
Classificação etária: 12

Reservas: 7€ • 5€ [Desconto]

CO:LATERAL foi desenvolvido a partir do projeto performativo Nuve onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais. Inicialmente apresentado em 2010, este solo interpretado por Né Barros, deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais. Ali, o corpo projectava- se e estendia-se numa relação de intimidade com a realidade virtual interactiva. O discurso performativo resultante desta ligação, apela a um momento extraordinário, a um momento poético feito de espaço e corpo, feito de mistura de realidades, feito de duplos e de imagens. Este projecto tem ainda a particularidade de se apresentar sob um formato mutável em que pode variar em cada apresentação. A última versão evoca momentos da morte do cisne imerso num espaço imaterial de luz e projecção: um fantasma do arquivo da dança volta agora para se testar numa realidade de aprisionamento ilusório.

 

DIRECÇÃO E COREOGRAFIA Né Barros
CRIAÇÃO DIGITAL João Martinho Moura
MÚSICA E DESENHO DE LUZ João martinho Moura
FIGURINOS Né Barros
INTÉRPRETE Sónia Cunha
PRODUÇÃO Lucinda Gomes / Balleteatro
PARCERIA: CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes /Universidade Católica, Porto
APOIO À RESIDÊNCIA: ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas
AGRADECIMENTO: Teatro Municipal da Guarda

João Martinho Moura é artista-investigador. Os seus interesses estão focados na arte digital, interfaces inteligentes, música digital e estética computacional. Tem particular interesse na visualização em tempo real e na criação de artefactos digitais impulsionados pelo corpo. Na última década, tem vindo a adoptar novas maneiras de representar o corpo nas artes multimédia, desenvolvendo artefactos interactivos, principalmente representados por abstrações visuais monocromáticas e linhas minimalistas.

Né Barros coreógrafa e bailarina, investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto no grupo de Estética, Política e Conhecimento. Doutorada em Dança (Universidade de Lisboa) e Mestre em Dance Studies (Laban Centre, Londres). Concluiu um Pós-Doutoramento no Instituto de Filosofia sobre a estética das performances. Estudou Teatro (ESAP). Como coreógrafa, tem colaborado com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema e teatro e músicos. É autora de vários livros. Cofundou o Balleteatro e é co-directora do Family Film Project festival de cinema.