Telma João Santos
BETWEEN FEAR AND DESIRE/ It Could be a Brand
-
Quarta-Sexta •
Duração: 60min
Classificação etária: 16
Reservas: Entrada livre
Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.
Clarice Lispector
Emoções como o medo e o desejo são muitas vezes usadas como parte de processos de branding : a não-normatividade de alguém, quando partilhada de forma empática e empreendedora, despoleta medo e desejo. A não-normatividade de alguém é o medo e o desejo de outro alguém. Medo e desejo de lhe acontecer igual, a empatia de se rever. Queremos acontecer, mas não queremos que nos aconteça. Interessa-nos nesta peça explorar a tensão entre ser particular e ser simultaneamente uma brand desse particular. Interessam-nos lugares onde o corpo se torna particular na diferença, mas quando colocado enquanto brand dessa mesma diferença, participa na hegemonia de um conjunto que dispensa interlocutores, participando também no seu próprio desaparecimento.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E INTERPRETAÇÃO Telma João Santos
CO-CRIAÇÃO E PERFORMANCE Bruno Senune, Jaja Rolim, Telma João Santos
SONOPLASTIA Telma João Santos
FIGURINOS, APOIO AO ESPAÇO CÉNICO E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Carmen Alves
IMAGEM/LOGO Bee Barros
APOIO À PRODUÇÃO Patrícia Freire
APOIO À CRIAÇÃO Fundação GDA
PARCEIRO INSTITUCIONAL Garantir Cultura/República Portuguesa
APOIOS ÀS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Companhia Olga Roriz, 23 milhas, Galeria Dínamo
TELMA JOÃO SANTOS
Doutorada em Matemática (2011) e Artes Performaticas (2016), Telma João Santos é artista e investigadora independente. Ensinou 20 anos na Universidade de Évora, faz performances desde 2008, que apresenta em vários locais: ZDB (Lx), Desterro (Lx), Silos (Caldas da Rainha), Teatro Ibérico (Lx), TMJB (Almada), SHE (Évora), MAPS (Setúbal), entre outros. Tem documentado e investiga trabalhos de outros artistas, escreve em revistas como Performance Research, Leonardo, Liminalities, CITARJ, entre outras.