Colectivo Casa
ABSTINÊNCIA DE PURPURINA
-
Sexta-Sábado •
Duração: 45min
Classificação etária: 16
Reservas: 7€ • 5€ [Desconto]
Paloma. Roberta.
Roberta. Paloma.
A mesma pessoa, a mesma personagem ou uma versão polida entre as duas?
Paloma quer falar acerca da mãe.
Paloma quer falar acerca do SEF.
Paloma quer falar acerca de castings. Paloma quer falar acerca do nu.
Paloma quer morrer.
Paloma surge para contar histórias – verdadeiras ou não – da atriz brasileira Roberta, que “sofre” de abstinência de purpurina desde que trocou o Rio de Janeiro por Lisboa.
Ou será que é Roberta quem conta as histórias de Paloma?
Num constante regresso às memórias, Paloma cria uma espécie de jogo consigo própria, tentando reencontrar-se ou redescobrir-se através das suas vivências. Entre o movimento compassado da ficção e/ou realidade, o espectador é convidado a descobrir a verdade por detrás das palavras.
TEXTO Cátia Faísco
ENCENAÇÃO colectivoCASA
INTERPRETAÇÃO Roberta Preussler
CENÁRIO Henrique Margarido
MOVIMENTO Ana Dora Borges
DESENHO DE LUZ Henrique Margarido
PRODUÇÃO EXECUTIVA Cidália Carvalho
PRODUÇÃO colectivoCASA
Dramaturga, cronista, professora de Escrita Dramática e Dramaturgia na Universidade do Minho e investigadora. Actualmente, Cátia Faísco frequenta o Doutoramento em Estudos Teatrais na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde investiga a questão do desejo sexual na dramaturgia contemporânea britânica. É membro fundador do COLETIVO CASA™.
Atriz formada em Teatro na Universidade do Minho em 2017, leciona as AECS (Artes Performativas ao 1ociclo) pelo Município de Guimarães. Atualmente, Cidália Carvalho frequenta o Mestrado em Educação Artística (Teatro), na Universidade de Educação em Lisboa e integra o COLETIVO CASA™.
Formado em Teatro pela Universidade do Minho, frequenta atualmente o curso de Arquitetura na mesma instituição. Na área da cenografia, tem desenvolvidos trabalho como assistente do cenógrafo José Capela (MALA VOADORA). Destaque para a ópera “BEAUMARCHAIS” apresentada no Teatro D.M.II e “PAGLIACCI / DER ZWERG”.
Atriz formada em Artes Cénicas pela UNIRIO – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberta começou sua trajetória profissional em 2007. Dos seus principais trabalhos no teatro, destacam-se os espetáculos “Sobre Tróias”, do Grupo Terceiro Vetor e “A Vida na Praça Roosevelt”, encenado por Bruno Henríquez. Roberta também foi assistente de encenação no espetáculo “Vermelho Valentino”, de Sandro Pamponet. Atualmente Roberta frequenta o Mestrado em Estudos de Teatro, na Universidade de Lisboa e é membro fundador do COLETIVO CASA™.