Terceira Pessoa
QR CODE [FESTIVAL TEMPS D’IMAGES LISBOA]
FESTIVAL TEMPS D’IMAGES LISBOA 2021
-
Segunda-Sexta • -
Classificação etária: +12
Reservas: €
From blank to blank
Performance de Inauguração
25 de Outubro das 17H30 às 19H30
Duração estimada de 120 minutos
Sala Rosa
Ephemeral Response Codes
Performance de Encerramento
29 de Outubro às 19H00
Duração estimada de 30 minutos
Sala Principal
QR CODE é uma instalação multimédia e performativa que explora a visualização gráfica de códigos bidimensionais – Quick Response Code – como via de criação, com outras linguagens artísticas, para a concepção e pesquisa do conceito de ‘Media as Extensions’ de Marshall McLuhan, na capacidade dos meios de comunicação serem extensões das faculdades humanas, podendo transferir para o espaço presente a realidade global e a sua consequente contaminação.
O objeto é composto por diferentes medias – performance, vídeo, som, instalação – como elementos polifónicos no espaço presencial, testando os limites da comunicação e as possibilidades de informação. Movendo-se por dois espaços com presenças e tempos distintos – espaço interior da galeria e espaço exterior das ruas de cada lugar – propõe-se uma relação imersiva e reflexiva resultante da tensão entre a experiência física e virtual.
QR CODE é uma instalação-rizoma, uma rede de conexões múltiplas entre objetos, organismos e experiências híbridas.
CRIAÇÃO COLECTIVA Ana Gil, Márcia Lança, Maria Leonardo Cabrita, Nuno Leão, Óscar Silva, Rui Dias, Tiago Moura
APOIO À MONTAGEM TÉCNICA Pedro Fonseca
DESIGN DE COMUNICAÇÃO Cátia Santos
PRODUÇÃO EXECUTIVA Bruno Esteves
PRODUÇÃO Terceira Pessoa
FINANCIAMENTO Direção-Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura
RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO Fábrica da Criatividade Castelo Branco
APOIO ASTA / Festival Contradança Covilhã, Festival Temps d’Images, Rua das Gaivotas 6, Um Coletivo, LAMA Teatro Faro, Câmara Municipal de Castelo Branco
TERCEIRA PESSOA
A Terceira Pessoa é uma estrutura que desenvolve projetos artísticos, com especial enfoque nas artes performativas e na área dos cruzamentos disciplinares. Nos seus projetos privilegia uma abordagem multidisciplinar, integrando profissionais provenientes de linguagens artísticas diversificadas. O seu trabalho gira em torno da arte enquanto ciência da experiência e da experimentação, assente num diálogo e troca constante entre públicos e artistas. A Terceira Pessoa é também um lugar por vir.