REPRESENTAÇÃO E PODER: POLÍTICAS DA FALA, POLÍTICAS DO DIZÍVEL Workshop

REPRESENTAÇÃO E PODER: POLÍTICAS DA FALA, POLÍTICAS DO DIZÍVEL Workshop
Gaivotas Em Terra

REPRESENTAÇÃO E PODER: POLÍTICAS DA FALA, POLÍTICAS DO DIZÍVEL Workshop


Sábado • -

Duração: 180min
Classificação etária: 16

Reservas: 15€

As complexas e imprecisas relações entre a representação e o poder são o problema-base desta série de workshops: especificamente, como economias de visibilidade e invisibilidade, de ruído e de silêncio, de afirmação e supressão nas estruturas representacionais vigentes (linguísticas, mediáticas, artísticas…) determinam as condições de possibilidade – ou impossibilidade – de certos corpos falantes, de certas subjectividades e de certos lugares de articulação. A par da reflexão teórica, propõe-se a produção e discussão regular de escrita criativa realizada enquanto elaboração destas questões de partida.

Nesta primeira sessão, trabalharemos em torno do silêncio, enquadrando-o enquanto substância múltipla e indeterminada que, mais que significar ou sintomatizar linear e inequivocamente uma ausência (como tende a ditar a percepção esteticamente e politicamente normativa do mesmo), frequentemente consiste numa potência ambígua, ambivalente e densa, de múltiplos propósitos, usos e sentidos. Materiais em discussão incluirão a poesia – e o legado histórico – da autora lírica grega Safo, reflexões de autorxs como Michel Foucault e Eve Kosofsky Sedgwick, ou linguagem de protesto político estado-unidense, para citar apenas alguns exemplos. Xs participantes devem sentir-se à vontade para trazer os seus próprios materiais para discussão, se tal lhes parecer de interesse.

A sessão consistirá em três momentos-chave: a) apresentação de uma série de conteúdos motivadores e facilitadores da reflexão conjunta, dinamizada pelo articulador da sessão; b) colaboração dialógica na reflexão partilhada sobre os materiais e questões suscitadas, e c) realização de um breve exercício de escrita criativa que conjugue as preocupações e possibilidades articuladas ao longo do workshop.

///
1) É necessário algum entendimento da língua inglesa, dado o recurso a materiais escritos na mesma.
2) Faz-se notar que, infelizmente, o espaço não dispõe de condições de acesso para quem tenha mobilidade reduzida.

/ ficha artística e técnica

conceptualização e articulação Daniel Lourenço
produção Rua das Gaivotas 6
design gráfico Ana Farias
agradecimento especial Jota Mombaça