Os Recém-Chegados
2 Films by GILAD BARAM
Segunda •
ABERTURA DO BAR
Segunda •
INÍCIO DA PROJEÇÃO + CONVERSA COM O REALIZADOR
Reservas: Entrada livre
KOUDELKA SHOOTING HOLY LAND
72min, Alemanha / República Checa, legendado em inglês, 2015
Primeira exibição em Portugal
Um olhar único e íntimo sobre o processo criativo de Josef Koudelka, um dos grandes mestres vivos da fotografia. O realizador israelita Gilad Baram segue Koudelka na sua viagem fotográfica por Israel e pela Palestina enquanto procura o momento indescritível em que surge uma fotografia.
THE DISAPPEARED
46min, Alemanha / Israel, legendado em inglês, 2018
Primeira exibição em Portugal
Um documentário experimental que desvenda a história de um filme dramático de acção produzido pelo exército Israelita no ano 2000 e censurado poucas semanas depois da sua estreia. The Disappearedé um filme que examina as fronteiras do cinema.
Os recém-chegados pretende organizar projeções de cinema alternativo, internacional e contemporâneo, nunca antes mostrados na cidade. Os filmes selecionados partilham uma certa consciência política e oferecem inúmeras visões poéticas singulares do mundo. Eles desafiam formas de abordagem do real ao utilizar diferentes modos de representação com o intuito de criar novas formas cinematográficas.
Cada noite apresentará um corpo de trabalho. Os cineastas estarão em Lisboa especialmente para falar com o público.
Os recém-chegados é formado por três realizadores recentemente chegados à cidade : Gaëlle Boucand, Pierre Carniaux e Thibault Solinhac.
Nascido em 1981, Gilad Baram é um fotógrafo, artista visual e realizador de documentários que vive em Berlim e Jerusalém. O seu trabalho foi exibido internacionalmente e baseia-se sobretudo em imagens filmadas na era da Internet. Koudelka Shooting Holy Lande The Disappeared são os seus primeiros filmes.