4Cs: From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture
SENSIBLE GROUNDS: TECTONICS OF CAMARADERIE
Sexta •
Sábado •
Reservas: €
O programa de filmes de artista com curadoria de Azar Mahmoudian, reflecte sobre determinados momentos da relação entre política afectiva e cinema, onde experiências colectivas com a imagem em movimento e a formação de corpos colectivos radicais estão no centro da prática e em alguns casos são mesmo o objecto do trabalho. O programa é uma das sete actividades do projecto 4Cs – From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture, e é organizado por cada parceiro. O 4Cs é um projecto de cooperação europeia co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia. O projecto é coordenado pela Universidade Católica Portuguesa em parceria com outras instituições europeias: Tensta Konsthall, SAVVY Contemporary, Royal College of Art, Fundació Antoni Tàpies, Vilnius Academy of Arts, Museet for Samtidskunst e ENSAD.
Em Lisboa o programa contará com duas sessões de filmes na Rua das Gaivotas 6 a 3 e 4 de Maio e uma instalação da artista Katarina Zdjelar no MAAT: Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de 2 de Maio a 3 de Junho.
3 de Maio ● 19h00
A FEELING GREATER THAN LOVE
(Shu’our akbar min el hob)
Mary Jirmanus Saba
2017 | 99″ | Arábico, legendado em Inglês
Um velho com um altifalante passa pelo sul do Líbano pedindo às pessoas que participem em manifestações e apoiem trabalhadores que ocuparam uma empresa de tabaco e que estão agora a ser perseguidos pelo exército. As suas palavras reencenam momentos de protestos esquecidos em 1973, feitos pelos produtores de tabaco contra o monopólio dos proprietários de terras e a greve por melhores condições de trabalho em uma fábrica de chocolate de Beirute. Procurando uma era perdida e estratégias capazes de serem aplicadas às dificuldades atuais, o cineasta busca pistas através de entrevistas e documentos de arquivo, interrogando-se sobre a possibilidade de ação militar no cinema e na sociedade.
4 de Maio ● 21h30
SAFEHOUSE
Beatriz Santiago Muñoz
2018 | 20″ | Espanhol, legendado em Inglês
Três atores executam gestos que poderíamos imaginar que poderiam acontecer em um apartamento clandestino, mas também ouvem música, comem e têm prazer em estar sozinhos e desenvolver um jeito de estar juntos. Os performers são eles mesmos e imaginam outros – membros do movimento FALN que foi baseado em parte em Chicago. O trabalho examina os desejos complicados, ansiedades e dividir assuntos que emergem do pedágio do colonialismo e formas de resistência a ele.
Informado tanto pelo que é dito e pode ser visto como pelo que é invisível, desaparecido e não dito, o filme reformula a constelação de idéias que cercam a história do movimento.
ONEIROMANCER
Beatriz Santiago Muñoz
2017 | 26″ | Inglês e Espanhol, legendado em Inglês
Oneiromancer é o primeiro de uma série de obras de Santiago Munoz, sobre o inconsciente sensorial do movimento anticolonial porto-riquenho. Centra-se nas figuras, lugares e sobras de materiais dos membros das Forças Armadas de Liberdade Nacional, um grupo clandestino, que foram presos e condenados a penas quase vitalícias por suas atividades políticas.
VIVIR EN JUNIO CON LA LENGUA AFUERA
(To live in June with Your Tongue Hanging Out)
Coco Fusco
2018 | 27″ | Espanhol, legendado em Inglês
O vídeo explora a visão e a experiência do escritor cubano Reinaldo Arenas na ilha, como um antigo defensor da revolução cubana que mais tarde se tornou um dissidente político. Fusco segue os passos de Arenas no Parque Lenin, em Havana, onde na década de 1970 ele organizou encontros literários secretos lá, e mais tarde, em 1974, ele ficou fugitivo por meses e redigiu seu livro de memórias, “Antes que a Noite Caia”. Três artistas cubanos no filme tentam ler de cor, um dos poemas mais famosos de Arenas sobre o anseio por uma terra natal que foi arrancada daqueles que lutaram para libertá-la.