Catarina Campos Costa, Francesco Napoli, André Loubet & André Pollux
Water Closet: Um Projecto de Higiene para o Futuro
-
Quinta-Sábado •
Duração: 60min
Classificação etária: 18
Reservas: 5€
Este projecto nasce do confronto entre o estudo de uma série de decretos de lei integrados no Código Civil, Código Penal e, essencialmente, no Código de Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, com aquele que será um discurso especulativo sobre o direito de propriedade que um indivíduo tem, ou pode ter, sobre o seu corpo e a sua propriedade intelectual.
Water Closet é nome do lugar criado no “Projecto de higiene para o futuro” no ano 2019. A decisão de higienizar o mundo foi tomada e hoje todo o mundo é uma casa-de-banho. Estamos em Water Closet, uma cidade no futuro.
Todos os participantes deste projecto serão elementos criadores do objecto artístico.
Nasceu no Porto em 1990 formou-se na Academia Contemporânea do Espectáculo (2009). Completou o primeiro ano de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto (2012) e é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Teatro – Ramo de Actores (2017). Trabalhou com companhias como Teatro do Bolhão, Cornucópia e Artistas Unidos. É, neste momento, estagiário do Teatro Nacional Dona Maria II.
Designer e performer visual especializado em palcos musicais. Já operou visuais para artistas como Fafá de Belém, DJs como Sven Väth e festivais como NOS Alive, Neopop, Time Warp e Awakenings. Também dá aulas de VJ e realiza projetos de video mapping para galerias e eventos culturais, como Bienal de Arquitetura e Virada Cultural de São Paulo, além marcas como Absolut, Nokia e Puma.
Nasceu no Porto em 1990. Começou a sua formação em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo. Em 2009 mudou-se para Paris para dar continuidade aos estudos em métodos de abordagem ao teatro mais específicos na École Jacques Lecoq e na École Philippe Gaulier. Em 2011 regressou a Portugal e licenciou-se no ramo de actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa (2014). No teatro trabalhou profissionalmente com Bernad Sobel, Joaquim Benite, Jorge Silva Melo, Luís Miguel Cintra, Madalena Victorino, Ricardo Neves-Neves, João Mota e na edição de 2017 da École des Maitre com Colectivo Belga Transquinquennal. Em televisão participou na telenovela “Coração d’ Ouro” (SIC) e na série “Palácio do Vidago” (RTP). Além do trabalho em teatro, realizou uma curta-metragem na India intitulada “I have never seen the sky” (actualmente em período de pós-produção), e criou uma performance intitulada “Heyoka”paraoBoom Festival 2016. Trabalhou como treinadora de ténis na Academia de Champs entre 2014 e 2016. É diplomada em Inglês no nível máximo pelo Cambridge Institute tendo vindo a trabalhar como professora de Inglês on-line desde Janeiro 2017. Fez também o Curso de Gestão e Produção de Artes Performativas promovido pela fundação GDA em 2017.
(Salerno, Italia, 1984)
Licenciou-se na School of Dramatic Arts “Paolo Grassi” em Milão, e continuou os seus estudos com Marcela Serli, Claudio Morganti, Michele Di Stefano, Deflorian / Tagliarini and Paola Lattanzi. Como performer participou em festivais como: Torino Danza, Biennale Danza, Short Theater, Vetrina XL Giovane Danza d’Autore, Drodesera Festival, Danae Festival, XXVI e mais recentemente na Ecole des Maitres (edição 2017). Actuou em “Fault Lines”, uma retrospectiva de Allora / Calzadilla promovida por The Nicola Trussardi WATER CLOSET UM PROJECTO DE HIGIENE PARA O FUTURO Criação colectiva BIOS Foundation. Participou também como bailarino nos eventos de moda: “Borderline” de Virginia von zu Furstenberg; “Dance Cross, fashion art and design” e “Seipersei” de Antonio Marras. Do seu trabalho com Chiara Caterina em 2015, nasceu o Collettivo Bon Voyage (Sparks, selected at 69th edition of Cannes Festival – Short Corner). Uma prática multidisciplinar entre vídeo, performance e instalação, que questiona as fronteiras entre géneros. Colabora regularmente com o coreógrafo Francesco Marilungo (Milão), The OHT Companies – Office for a Human Theater e Dispensa Barzotti . No seu trabalho como artista a título individual, interessa-se sobre o balanço entre a expressão do corpo e o discurso falado teatral, procurando, assim, uma identidade que possa integrar o conceito de Performance Contemporânea na sua totalidade. Procura uma dramaturgia individual que possa conter as suas paixões, a sua formação profissional, e o seu interesse em arquitectura, cinema e arte contemporânea.