Water Closet: Um Projecto de Higiene para o Futuro

Water Closet: Um Projecto de Higiene para o Futuro
Gaivotas Em Terra

Catarina Campos Costa, Francesco Napoli, André Loubet & André Pollux

Water Closet: Um Projecto de Higiene para o Futuro

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Quinta-Sábado •

Duração: 60min
Classificação etária: 18

Reservas: 5€

Este projecto nasce do confronto entre o estudo de uma série de decretos de lei integrados no Código Civil, Código Penal e, essencialmente, no Código de Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, com aquele que será um discurso especulativo sobre o direito de propriedade que um indivíduo tem, ou pode ter, sobre o seu corpo e a sua propriedade intelectual.

Water Closet é nome do lugar criado no “Projecto de higiene para o futuro” no ano 2019. A decisão de higienizar o mundo foi tomada e hoje todo o mundo é uma casa-de-banho. Estamos em Water Closet, uma cidade no futuro.

A narrativa é simples: A B C
A e B estão numa relação amorosa. A sente que B está a roubar-lhe a identidade. B percebe que não autêntico portanto contrata C para mudá-lo, transformá-lo, criar-lhe uma nova identidade, uma identidade autêntica. C é uma espécie de cirurgião plástico que além de alterar corpos também altera personalidades. Depois da operação C apaixona-se pela sua “obra de arte” – o corpo e personalidade de B – e reclama os Direitos de Autor / Direitos Conexos sobre a sua existência. O que acontece a B? Como pode existir sem os direitos da sua própria existência? Ao fugir de uma cópia sofre também ele um furto, porque C também quer um pedaço!
Todos os participantes deste projecto serão elementos criadores do objecto artístico.
CO-CRIAÇÃO Catarina Campos Costa, Francesco Napoli, André Loubet
APOIO À CRIAÇÃO Bernardo Almeida
SOM Miguel Dias
VIDEO André Pollux
COM O APOIO Fundação GDA
AGRADECIMENTOS Rua das Gaivotas 6, Polo das Gaivotas, Hermann Novus Indústria Têxtil, Bernardo Chatillon, Isabel Sarsfield Rodrigues, António Marques Moura, João Mota
AGRADECIMENTOS A TODOS OS BERLINERS ENTREVISTADOS Lucas, Manuel, Elizabeth, Andrew, Hanna, Marcus, Otto, Emiliano, Alejandro, Sander, Uwe, Dodzi, Stephanie and Arnaud
Recriando, reproduzindo e copiando, a palavra “Originalidade” é substituída pela palavra “Autenticidade”. Invertemos a regra para falar sobre ela. Estamos em Water Closet, uma cidade no futuro.
 
Copy, transform, combine.
E porque falaremos de citações aqui fica uma das nossas preferidas. Citamos Julian Rosefeldt que coloca Cate Blanchett a citar Jim Jarmusch que cita Jean Luc Godard que por sua vez cita … “Nothing is original. Steal from anywhere that resonates with inspiration or fuels your imagination. Devour old films, new films, music, books, paintings, photographs, poems, dreams, random conversations, architecture, bridges, street signs, trees, clouds, bodies of water, light and shadows. Select only things to steal from that speak directly to your soul. If you do this, your work (and theft) will be authentic. Authenticity is invaluable; originality is nonexistent. And don’t bother concealing your thievery—celebrate it if you feel like it. In any case, always remember what Jean Luc Godard said: “It’s not where you take things from—it’s where you take them to.”

Nasceu no Porto em 1990 formou-se na Academia Contemporânea do Espectáculo (2009). Completou o primeiro ano de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto (2012) e é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Teatro – Ramo de Actores (2017). Trabalhou com companhias como Teatro do Bolhão, Cornucópia e Artistas Unidos. É, neste momento, estagiário do Teatro Nacional Dona Maria II.

Designer e performer visual especializado em palcos musicais. Já operou visuais para artistas como Fafá de Belém, DJs como Sven Väth e festivais como NOS Alive, Neopop, Time Warp e Awakenings. Também dá aulas de VJ e realiza projetos de video mapping para galerias e eventos culturais, como Bienal de Arquitetura e Virada Cultural de São Paulo, além marcas como Absolut, Nokia e Puma.

Nasceu no Porto em 1990. Começou a sua formação em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo. Em 2009 mudou-se para Paris para dar continuidade aos estudos em métodos de abordagem ao teatro mais específicos na École Jacques Lecoq e na École Philippe Gaulier. Em 2011 regressou a Portugal e licenciou-se no ramo de actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa (2014). No teatro trabalhou profissionalmente com Bernad Sobel, Joaquim Benite, Jorge Silva Melo, Luís Miguel Cintra, Madalena Victorino, Ricardo Neves-Neves, João Mota e na edição de 2017 da École des Maitre com Colectivo Belga Transquinquennal. Em televisão participou na telenovela “Coração d’ Ouro” (SIC) e na série “Palácio do Vidago” (RTP). Além do trabalho em teatro, realizou uma curta-metragem na India intitulada “I have never seen the sky” (actualmente em período de pós-produção), e criou uma performance intitulada “Heyoka”paraoBoom Festival 2016. Trabalhou como treinadora de ténis na Academia de Champs entre 2014 e 2016. É diplomada em Inglês no nível máximo pelo Cambridge Institute tendo vindo a trabalhar como professora de Inglês on-line desde Janeiro 2017. Fez também o Curso de Gestão e Produção de Artes Performativas promovido pela fundação GDA em 2017.

(Salerno, Italia, 1984)

Licenciou-se na School of Dramatic Arts “Paolo Grassi” em Milão, e continuou os seus estudos com Marcela Serli, Claudio Morganti, Michele Di Stefano, Deflorian / Tagliarini and Paola Lattanzi. Como performer participou em festivais como: Torino Danza, Biennale Danza, Short Theater, Vetrina XL Giovane Danza d’Autore, Drodesera Festival, Danae Festival, XXVI e mais recentemente na Ecole des Maitres (edição 2017). Actuou em “Fault Lines”, uma retrospectiva de Allora / Calzadilla promovida por The Nicola Trussardi WATER CLOSET UM PROJECTO DE HIGIENE PARA O FUTURO Criação colectiva BIOS Foundation. Participou também como bailarino nos eventos de moda: “Borderline” de Virginia von zu Furstenberg; “Dance Cross, fashion art and design” e “Seipersei” de Antonio Marras. Do seu trabalho com Chiara Caterina em 2015, nasceu o Collettivo Bon Voyage (Sparks, selected at 69th edition of Cannes Festival – Short Corner). Uma prática multidisciplinar entre vídeo, performance e instalação, que questiona as fronteiras entre géneros. Colabora regularmente com o coreógrafo Francesco Marilungo (Milão), The OHT Companies – Office for a Human Theater e Dispensa Barzotti . No seu trabalho como artista a título individual, interessa-se sobre o balanço entre a expressão do corpo e o discurso falado teatral, procurando, assim, uma identidade que possa integrar o conceito de Performance Contemporânea na sua totalidade. Procura uma dramaturgia individual que possa conter as suas paixões, a sua formação profissional, e o seu interesse em arquitectura, cinema e arte contemporânea.