Vinte Cinco com Vinte Cinco, Cinquenta

Vinte Cinco com Vinte Cinco, Cinquenta
Gaivotas Em Terra

Rita de Almeida Martins

Vinte Cinco com Vinte Cinco, Cinquenta


  • Quarta •
    INAUGURAÇÃO
  • -
    Quinta-Sábado • -

Reservas: Entrada livre

“A minha ideia do que uma jarra pode ser, reinventando-a como um produto da minha imaginação.”

O desafio da libertação da mente consciente sobre o reconhecimento inconsciente da cultura material. Baseada nesta ideia, é criada uma coleção de cinquenta peças que ligam o mundo racional do design de produtos com o imaginário dos contos narrativos. Cada peça representa uma lógica em paralelo com as nossas ações, e esta complexidade é expressa nas diversas formas.

Esta coleção surge como liberdade na criação experimental dos objetos, sem a preocupação e restrições da lógica de mercado e produção. Apresenta uma nova estratégia de projeção, definida pela autora, enfatizando o papel de uma observação atenta e especulativa sobre a função e presença dos objetos.

(1993, Lisboa, Portugal)

Como designer de produto, interessa-lhe explorar e perceber o lugar que os objetos ocupam na construção das nossas vidas e, é nesta relação, que vê beleza e inspiração para projetar. No seu processo de trabalho usa a narrativa como estratégia na construção dos objetos e procura a inovação através de umaobservação mais atenta sobre o contexto dos mesmos. Gosta particularmente de trabalhar com cerâmica, pelas qualidades do material como interface de comunicação. Licenciada em Design Industrial pela ESAD.CR (2014), realizou, na mesma instituição, o mestrado em Design de Produto (2018), com o projeto vinte cinco com vinte cinco, cinquenta. Em paralelo com os seus estudos, realizou várias formações, na sua maioria ligadas à cerâmica, o que a permitiu trabalhar independentemente nos seus projetos. Viveu em Wroclaw (Polónia), onde tirou um curso de cerâmica criativa na ASP.WROC e participou em vários eventos de acolhimento artístico, relacionados com A Capital Europeia da Cultura de 2016, que foi a cidade de Wroclaw uma das escolhidas desse ano. Em 2017, juntou-se à equipa de designers da Vícara, com o produto Leonor. Estagiou na sede de marketing da Vista Alegre e foi convidada a prolongar o seu estágio profissional na Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro. Antes de regressar a Lisboa, desenvolvia o seu trabalho num atelier, que partilhava com dois ceramistas, nas Caldas da Rainha. Hands-on designer, atualmente combina a sua atividade como designer de produto em cargos de produção e assistência de exposições.