Bruta
Ensaio de uma Odisseia
-
Quinta-Domingo •
Duração: 75min
Classificação etária: 12
Reservas: 10€ • 7.50€ [Desconto]
ODISSEIA somos nós. São todos os livros que ficam e todas as histórias que se contam. São palavras que nascem de um “Homero” para se perpetuarem no imaginário de todas as pessoas, ecoando num tempo que passa cada vez mais rápido. Encaramos a viagem como um mote para este “ensaio”, que não é mais que uma tentativa para uma outra qualquer Odisseia. Um tropeção em acontecimentos heróicos, em lendas, em criaturas e Deuses que se transforma na realidade da nossa vida quotidiana: um ensaio. De uma Ítaca para uma sala, de um navio para um carro, de um único Ulisses…para mil. Assim é a ODISSEIA, um lugar aberto a um ensaio que se repete infinitamente.
CRIAÇÃO E DIRECÇÃO João André
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO Mariana Portocarrero
ELENCO Carolina Picoito Pinto, Carlos Gonçalves, João Gamory, e Maria Muge
MÚSICA João André e João Gamory
TEXTO Carolina Picoito Pinto
DESENHO DE LUZ João André
FIGURINOS E CENOGRAFIA Catarina Fernandes e Rita Liberal
DESIGN Catarina Fernandes e Vítor Branco
TEASER E VÍDEO Vítor Branco
FOTOGRAFIA Vítor Branco
PRODUÇÃO Bruta Companhia de Teatro
Nasce em Lisboa, em 1984. Escreve prosa e poesia desde 1997. Inicia o seu percurso como actor em 2000, licenciando-se em Língua e Cultura Portuguesa pela FLUL em 2006 e frequentando, em 2008, o curso de Teatro – Ramo de Actores da ESTC. Entre 2000 e 2018 trabalha regularmente como actor em teatro, televisão, cinema e dobragens. Em 2014, escreve, encena e actua em “Rei Só” e “Nada”. Desde 2015 que colabora como actor na Companhia João Garcia Miguel (“Hamlet Talvez”; “Nós matámos o Cão Tinhoso” e “Tempestade”), dedicando-se paralelamente à dramaturgia, tradução, encenação e pesquisa teatral.
Formado de 2006 a 2009 em Interpretação na ACE -Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto. Junta a este curso a formação musical obtida na AMVP – Academia de Música de Vilar do Paraíso (6o grau de formação musical; 5o grau de saxofone). O seu caminho começa no teatro em adolescente com a AMVP. Em 2009 começa o seu caminho profissional que abrange teatro, teatro musical, publicidade e algumas participações em séries e novelas. Entre vários espectáculos fez parte de ‘Alice e o País das Maravilhas no Gelo’, ‘Assalto às Lancheiras’ , ‘A Cinderela no Gelo’ , ‘Kombi T7+5’ , ‘Farsa de Inês Pereira’, ‘Auto da Barca do Inferno’, ‘Felizmente há Luar’, ‘Marat/Sade’, ‘Navegar Navegar’, ‘A Festa’ (teatro imersivo) e interpretou como protagonista, o Monstro em A Bela e o Monstro’, o Gato em ‘O Gato das Botas’(teatro para crianças ) e o Príncipe em ‘A Branca de Neve no Gelo’ (teatro para crianças). Trabalhou com companhias como TEP, Teatro do Bolhão, AM Live, Os Bisturi, bYfurcaçao Teatro, Bruta., entre outros. Entre vários trabalhos de publicidade, foi protagonista em trabalhos da Worten, SportTV e Phillips. Em televisão participou em ‘Santa Bárbara’ – TVI e ‘Massa Fresca’ -TVI e a série ‘Dentro’ – RTP.
Iniciou-se no Teatro no grupo de Teatro Quarto Crescente com o qual ainda colabora. Teve aulas de voz com vários professores dos quais destaca Vânia Fernandes e Maria João Serrão, é vocalista e compositora da banda “Sr.Giranqui”. Em 2016 licenciou-se em Teatro, ramo Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actualmente frequenta o Mestrado em Artes Cénicas na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Faz parte da direcção da Companhia de Teatro Bruta.
Nasce em Paris, em 1986. Actor, cantor e músico multi-instrumentalista, é formado pelo Stella Adler Studio of Acting de Nova Iorque. Trabalha continuamente, desde 2001, em televisão, teatro e cinema destacando trabalhos como “Othello” (2012), “Love labors lost” (2014) e “Much ado about nothing” (2017). Foi membro da companhia “Worcester Shakespeare Company” em Boston e da companhia “Living Theater” em Nova Iorque.
Tirou o curso profissional de Teatro da Escola Profissional de Teatro de Cascais. Estreou-se como actriz no Teatro Experimental de Cascais, passou pelo Ballet e pela Dança Contemporânea. Licenciou-se em Literatura e completou o Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Actualmente faz investigação através da FCT, e faz parte da co-criação da Companhia de Teatro Bruta.
Começou a sua actividade profissional em 2005 e foi um dos fundadores do colectivo de Teatro os Suspeitos do Costume . Licenciou-se em 2012 no curso de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Colaborou em vários projectos enquanto actor convidado. É actualmente, investigador na FCT através da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É um dos fundadores da Bruta Companhia de Teatro onde é director e encenador.
Licenciado em Artes Performativas (2017) pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa/ESTAL. Nesse âmbito, actuou em MANTENHA FORA DO ALCANCE, OITENTA E OITO e SORRIA, ESTÁ A SER MANIPULADO. Estreou-se profissionalmente no teatro com PARTIMOS. VAMOS. SOMOS. – O MUSICAL (2016-17, encenação de Matilde Trocado, Teatro Tivoli BBVA). Integrou o elenco dos seguintes espectáculos: TERRA DOS SONHOS – O MUSICAL (2017-18, encenação de Matilde Trocado e direcção musical de Artur Guimarães, Teatro Tivoli BBVA) e ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS NO GELO (2017-18 e 2018-2019), direcção artística de João A. Guimarães e Joana Quelhas e direcção musical de Artur Guimarães, Mar Shopping e Alegro Alfragide). Músico autodidata em diversos instrumentos, é responsável pelo Espaço Acústico do espetáculo ISHÁ – A MULHER QUE… (2018 e 2019, criação colectiva, Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, Algés). Assina encenação, guião e criação e adaptação musical de FUNDO DA GARRAFA – O MUSICAL (2017, Auditório da Igreja Reviver, Malveira). Assina banda sonora e direção musical, assistência de encenação e adaptação de texto no espectáculo, O JARDIM DOS DUENDES, com encenação de Bibi Piragibe, Junho de 2018. Assina, também, Banda sonora do espetáculo de Magia e Performance “A Fraude com o Ás de Ouros” de Francisco Mousinho. Actualmente trabalha, seja como actor ou músico, com companhias emergentes como a Bruta., Teatro ÀFaca, e a Lugar Comum.
Licenciou-se em 2012 na Escola Superior de Teatro e Cinema, ramo Actores. Nos três anos seguintes, integrou o elenco do TNDMII. Tem vindo desde então a colaborar com vários projectos independentes. É guitarrista e fundador da ENSAIO DE UMA ODISSEIA Bruta BIOS banda GULA. É actor convidado da Bruta Companhia de Teatro.
Tirou o curso profissional em Artes do Espectáculo na Escola Secundária D. Pedro V. Integrou o elenco da Companhia de Teatro da Faculdade de Letras, onde trabalhou com o encenador Ávila Costa. Licenciou-se em 2016 na Escola Superior de Teatro e Cinema, ramo Actores. É actriz convidada da Bruta Companhia de Teatro.
Frequentou o Curso Profissional de Artes do Espectáculo, no Balleteatro. Em 2013 iniciou a licenciatura em Interpretação, na ESMAE, que concluiu em 2016 na Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, no Ramo de Actores. Frequenta a Oficina de Teatro da companhia Primeiros Sintomas e é um dos membros cofundadores da companhia Bruta.
Em 2013 licenciou-se em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Em 2016 licenciou-se em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, ramo actores. É responsável pelos figurinos dos espectáculos da Bruta Companhia de Teatro e faz parte da co-criação da mesma.