RED SEES

RED SEES
Gaivotas Em Terra

Francisca Sousa

RED SEES


  • Quinta •
    INAUGURAÇÃO
  • -
    Sexta-Domingo • -

Reservas: Entrada livre

Red Sees é um ensaio sobre o Vermelho, um projeto que fala sobre o domínio dos corpos e sobre demonstrações de poder, invertendo os papéis que ainda nos são incutidos em sociedade. No Vermelho desvela-se o imaginário da decapitação masculina para advogar o fim do medo e do trauma e mostrar e desmontar o fetichismo em torno do órgão sexual. A figura da Judite que corta a cabeça de Holofernes é reproduzida sob várias personagens – um homem e todas as outras mulheres.

Este projeto expositivo reúne trabalhos que vão da pintura, à ilustração e à produção de objetos que nos falam sobre violências escondidas, problemas de género e que defendem um debate aberto sobre a importância do sexo. O próprio sexo enquanto cura e conceito artístico; a libertação do corpo e dos pudores institucionais – essas são as premissas desta exposição.

Nascida em 1992 (Viseu), Francisca Sousa é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e foi durante um programa de estudos em Londres, na Central Saint Martins, que descobriu o seu interesse pelo vídeo, pela performance art e pela superação dos modelos bidimensionais. Estes novos interesses levaram à conclusão de um mestrado em Arte Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2016, onde apresentou a dissertação “Soft Violence – linguagem e metamorfose”. A sua investigação artística concentra-se em questões íntimas e sociais tais como a violência, o corpo submisso e a relação que se pode estabelecer com o objeto de arte