Daniel Pizamiglio & Romain Beltrão Teule
Previsão do Tempo
-
Quinta-Sábado •
Duração: 60min
Classificação etária: M/ 6
Reservas: 7€ • 4€ [Desconto]
COREOGRAFIA, DIREÇÃO E PERFORMANCE Daniel Pizamiglio e Romain Beltrão Teule
DRAMATURGIA Paula Caspão
FOTOGRAFIA Adriano Filipe (Fotografia Triunfo)
EDIÇÃO DE IMAGEM Matheus Martins
PRODUÇÃO Le Vertige (França)
APOIO À PRODUÇÃO Associação Parasita
CO-PRODUÇÃO Alkantara (Portugal), PAD – Pépinière Artistique Daviers (França), Rua das Gaivotas 6 e Cão Solteiro – no âmbito do, Projeto Artista no Bairro 2018 (Portugal)
APOIO À CRIAÇÃO Estúdios Victor Córdon – Em Trânsito (Portugal), Festival Temps d’image (Portugal), Batârd Festival (Bélgica)
AGRADECIMENTOS Sezen Tonguz, Paula Sá Nogueira, André E. Teodósio, José Maria Vieira Mendes, Francisca Manuel, Lucie Lintanf, Mafalda Jacinto, Pê Feijó, Carolina Campos, Atelier REAL, Be Festival, Mariana Nunes, Bouchra Lamsyeh, Sabine Cmelniski, Mariana Brandão, Duarte Amado e Rita Castro.
Antes de falar um deles pensa: «Agora sou como o futuro – sempre aqui, ninguém me vê». O outro poderia ter pensado a mesma coisa – porque tinham falado sobre isso há poucos minutos -, mas não. Ele está no passado. Ele está a pensar nele próprio, criança, a caminho da escola. Ele está a pensar no dia em que desapareceu.
Previsão do Tempo é uma conferência na qual os presentes se interrogam sobre as suas ausências e materialidades, através de experiências que esclarecem um tempo em que (não) estão.
Esta apresentação tem uma duração aproximada de 60 minutos e ter-se-á chamado «Tempo Estimado».
Daniel Pizamiglio é performer, bailarino e coreógrafo. Cearense radicado em Portugal desde 2012.
Na adolescência, viado e filho de pais evangélicos, escondido e contra a vontade deles, envolve-se com o teatro na intenção de se reinventar. Adota o sobrenome Pizamiglio, inaugurando uma nova filiação. Não satisfeito com as gramáticas de representação e tradição do teatro, encontra, mais tarde, na dança contemporânea/ performance, um campo aberto para a experimentação dos corpos e da experiência em coletivo.
Enquanto participa da formação do Curso Técnico em Dança de Fortaleza (2008–2010), encontra o coreógrafo português João Fiadeiro e começa a estudar o sistema de improvisação e Composição em Tempo Real. A partir de 2012 começa a trabalhar como seu assistente em workshops, vindo, mais tarde, a colaborar com a peça “O que fazer daqui para trás” (2015), onde foi performer e assistente de direção.
Entre 2015 e 2016 participa do Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) do Fórum Dança em Lisboa. Conclui com o solo “Dança Concreta” (2016). Como coreógrafo, entre solos de dança, espetáculos e outras performances, criou o duo “Dupla Ameaça” (2016) com Inês Cartaxo; a performance duracional “Dichterbij” (2017) com Liedewij van Eijk e o solo “Preste atenção em tudo a partir de agora” (2019).
Atualmente trabalha com Romain Beltrão Teule na criação da peça “Previsão do Tempo” (2019). Destacam-se as colaborações com Andréia Pires, Leonardo Mouramateus, Andréa Bardawil, Cláudia Dias, João dos Santos Martins, Carlos Manuel Oliveira, Ana Rita Teodoro, Rita Barbosa, Tamara Cubas, Gustavo Ciríaco, e Luis Garay.
Romain Beltrão Teule nasceu em Paris, de mãe brasileira e pai francês. Desde criança que fala português e francês. Romain é diplomado em Design e Arte nas escolas de Belas Artes de Toulouse e Nantes.
Em 2013 muda-se para Lisboa e para tirar o PEPCC do Forum Dança. Apaixona-se por um Britânico e aprende a falar inglês. A partir do encontro com Patricia Portela, Romain passa a assumir a expressão oral e as línguas como lugar de pesquisa e cria a peça “Elisabeth”, performance em francês, português e inglês.
Em 2016, como objetivo de mergulhar numa língua desconhecida, passa um tempo no Japão e recolhe uma coleção de sons com a quais cria a peça “Légende”, uma conferência que trata da pesquisa ficcional sobre a língua dos pássaros. “Légende” é apresentada no “Be Festival 2017” em Birmingham e participa na difusão “Best of Be Festival UK 2018”.
Romain escreve também performances em duo. “A vertigem”, com Lucie Lintanf e “Previsão do Tempo” com Daniel Pizamiglio.