Emotional Landscapes

Emotional Landscapes
Gaivotas Em Terra

Bárbara Bulhão

Emotional Landscapes

-
Segunda-Quinta • -

seg-sex • -
em dias de espectáculo na sala principal, a exposição fecha às 18:30

Reservas: Entrada livre

Uma lâmpada ilumina a sala intermitentemente, entre o preenchimento lumínico total e a sua ausência. As variações de luminosidade e de cor que vão ocorrendo possibilitam diversas formas de percepção do espaço e das obras expostas, pinturas de paisagens imaginárias.

A passagem, entre a aferição visual e a perda das coordenadas de percepção retiniana, evoca uma transição entre a externalização pública e a internalização privada do corpo. A luz expõe os movimentos e a formação discursiva gestual diante de outrem; a escuridão, embora possa denotar um certo grau de desconforto, dá espaço à expansão do íntimo e a momentos de introspecção, interrompendo a necessidade incessante de calibrar os comportamentos corporais e as estruturas racionais perante o outro.

É nos intervalos entre estas duas posições que se desdobra a reflexão fenomenológica do espectador, tanto a partir da observação e reflexão das obras expostas, como na inflexão destas como plataformas de potência à imaginação, mantendo em aberto as ressonâncias entre ambas.

[Pedro Gonçalves]

BÁRBARA BULHÃO

Bárbara Bulhão (Évora, 1992) Vive e trabalha em Lisboa. Concluiu a licenciatura em Escultura na Universidade de Évora (2013), o mestrado em Estudos de Escultura, na FBAUL (2015). Frequentou o Independent Study Programme Maumaus – Escola de Artes Visuais, em Lisboa (2016). Expôs em diversos espaços, nacional e internacionalmente, entre os quais: Galeria Valbom (Lisboa); Tomaz Hipólito Studio (Lisboa); Museu das Artes (Sintra); Zaratan (Lisboa); Kolder (Gant); Budapest Galéria (Budapeste).