NO PAÍS DO CINEMA / Ciclo

NO PAÍS DO CINEMA / Ciclo
04/08/2013 Rua das Gaivotas 6

CICLO: NO PAÍS DO CINEMA
Os Filhos de Lumiére

15 setembro ’17 | sexta | 19h – 24h
entrada livre [mediante o número de lugares disponíveis]

Double Bill: 2 sessões programadas por Os Filhos de Lumière.

O Emprego
Ermanno Olmi (Itália, 1961)
Versão original legendada em Português

Domenico Cantoni é contratado pela empresa onde trabalha a bela Antonietta. O jovem, tímido e ingénuo, vai-se adaptando ao seu novo trabalho e apaixona-se pela colega. Mas Antonietta prefere os outros empregados, mais progressivos e vindos de um meio melhor…

 

Como Festejei o Fim do Mundo
Catalin Mitulescu (Roménia, 2005)
Versão original legendada em Português

Bucareste, 1989 – último ano da ditadura de Ceausescu. Eva, 17, vive com os pais e o irmão de 7 anos, Lalalilu. Eva é bela. Apaixonada pela primeira vez, ela descobre as dolorosas incertezas da adolescência e a complexidade da vida adulta. Eva tem um sonho secreto de que apenas o seu irmão tem conhecimento: fugir da Roménia e viajar pelo mundo.

OS FILHOS DE LUMIÈRE é uma associação cultural fundada em 2000, por um grupo de cineastas, que se dedica ao desenvolvimento de programas de sensibilização ao cinema e educação do olhar, dirigidos em particular a crianças e jovens, mas também a adultos. A associação tem vindo a desenvolver através de projectos comuns, numerosas parcerias nacionais e internacionais, o que a tem levado a implantar, a explorar e a reflectir sobre metodologias e formas pedagógicas, adaptáveis aos diferentes grupos a quem se dirige, em sintonia com os seus parceiros.