Leitura de “Avenida Intendente: Uma Sebenta de Uso Corrente”

Leitura de “Avenida Intendente: Uma Sebenta de Uso Corrente”
21/12/2014 Rua das Gaivotas 6

Avenida Intendente é uma instalação urbana concebida pelo ateliê de arquitetura Artéria entre 2012 e 2014, apresentada como uma proposta para combater o isolamento e degradação do eixo Rua do Benformoso-Rua dos Anjos face à recente reabilitação da zona envolvente.
A face visível deste projeto traduz-se “em anúncios iluminados para o comércio local, iluminação em pontos-chave do eixo, uma galeria urbana, leitura/edição e debate”, que contribuem para a revitalização da zona ao promover “a vivência da rua, dando visibilidade ao seu comércio, captando novas ocupações, atraindo os públicos do largo para as ruas adjacentes, gerando novas dinâmicas sociais, culturais e urbanísticas”. Na Avenida Intendente, a Artéria conta com o Teatro Praga e a Xerem como parceiros, e o apoio do programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.
A curadora Susana Pomba (Teatro Praga) assumiu a edição de “Avenida Intendente: uma Sebenta de Uso Corrente” (no prelo), uma publicação sobre a zona e o seu processo de reabilitação dirigida tanto aos moradores como ao meio científico que reúne excertos de textos de diversas fontes e perspectivas, registos de investigação e de conversas informais. No dia 20 de dezembro, André e. Teodósio (Teatro Praga) leu alguns excertos selecionados do material em análise para publicação no Chafariz do Benformoso. Os textos científicos, artigos e transcrições de conversas (em Português e Inglês) exploravam sobretudo a história das ruas e toponímia, a evolução do tecido urbano e problemas de escala social como a criminalidade e gentrificação.
A programação da Avenida Intendente, patente de 13 de dezembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015, pode ser consultada aqui.

Fotografias: Artéria