O QUE UM LIVRO PODE / 5º Encontro

O QUE UM LIVRO PODE / 5º Encontro
25/02/2016 Rua das Gaivotas 6

5º ENCONTRO O QUE UM LIVRO PODE
O livro para a infância como livro de artista
[pt. 2]

11 – 13 MARÇO 2016 | SEXTA – DOMINGO
ENTRADA LIVRE (EXCETO ATELIERS: 3€)

 

Exposição – Ateliers para crianças – Conversas – Sala dos Livros

Depois de uma primeira parte dedicada ao livro ilustrado e ao panorama editorial português, os encontros O QUE UM LIVRO PODE continuam a sua exploração do livro infantil. Interessa-nos agora mostrar o livro infantil na sua dimensão de objeto artístico; ou seja, nas formas como um artista ocupa e molda o livro enquanto meio de apresentação da sua obra. Gostaríamos assim de refletir sobre a ambiguidade e ambivalência do lugar que estes livros reservam à infância (como tema ou fonte de inspiração) e às próprias crianças como leitores (e/ou utilizadores) ou como simples “pretextos” dessas obras.

O livro infantil é texto, ilustrações, design total; um objeto de manufatura e um produto comercial; um documento social, cultural e histórico. E, acima de tudo, uma experiência para a criança. Enquanto forma artística, vive da interdependência das imagens e das palavras, na apresentação simultânea de duas páginas lado a lado, e no drama do virar da página. Criar um livro infantil significa para muitos dos autores, ilustradores e responsáveis editoriais regressar “ao grau zero da cultura”, onde “tudo” é possível. Questionar as convenções da narração, as representações da realidade e, por fim, repensar a própria forma do livro. Esta utopia do livro infantil – como “grau zero” – favorece assim posturas experimentais originais quer em termos de expressão plástica quer em termos de diversidade formal.

O programa dos 5º Encontros “O que um livro pode” [parte 2] incluem uma exposição (“Clique! diz a câmera” – livros de fotografias para crianças), conversas, ateliers para crianças (entre os 7 e os 12 anos,construção de foto-livros com a artista plástica Catarina Botelho: “Fotografias para uma História”) e uma sala dos livros (venda de livros das editoras STET e Nouvelle Librairie Française relacionados com os temas abordados nos encontros) e contam com a participação de diversos convidados nacionais e internacionais: Isabel Baraona, Susana Gaudêncio, André E. Teodósio, Philippe UG, Aude Séguinier, Cristophe Daviet-Théry, Filipa Valladares, David-Alexandre Guéniot, Elisabeth Lortic e Mário Moura.

David-Alexandre Guéniot

 

░ ░ ░ ░ ░ ░ ░  PROGRAMA ↓ AQUI ↓ ░ ░ ░ ░ ░ ░ 

 

/ ficha técnica e artística 

organização e produção Editora GHOST, Associação de artes gráficas OFICINA DO CEGO, Plataforma TIPO.PT
STET – livros e fotografia

apoio

 

/ / / /
contactos e inscrições
210 962 355 | umlivropode@gmail.com

5th MEETING WHAT A BOOK MAY
An illustrated stroll through childhood
[pt. 2]

MARCH 11-13, 2018 | FRIDAY – SUNDAY
FREE ENTRANCE (EXCEPT WORKSHOPS – 3€)

 

Exhibition – Workshops for children – Talks – Books room

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

░ ░ ░ ░ ░ ░ ░  FULL PROGRAMME ↓ HERE ↓ ░ ░ ░ ░ ░ ░ 

 

/ credits

organized and produced by GHOST, OFICINA DO CEGO, TIPO.PT, STET – livros e fotografia

supported by

 

/ / / /
contacts and registrations

(+351) 210 962 355 | umlivropode@gmail.com