A importância de ser Agustina Bessa-Luís / Miguel Bonneville

A importância de ser Agustina Bessa-Luís / Miguel Bonneville
28/11/2015 Rua das Gaivotas 6

A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA-LUÍS
Miguel Bonneville

residência | 7 a 27 de novembro
portas abertas | 28 de novembro | sábado | 19h
entrada livre

Depois do Alkantara e da Latoaria, é a vez da Rua das Gaivotas 6 acolher Miguel Bonneville em residência para a sua nova criação A importância de ser Agustina Bessa-Luís, inserido no projecto de espectáculos concebidos em série “A importância de ser –”, que parte da vida e da obra de artistas vitais para o desenvolvimento do percurso artístico de M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville.

Depois de “A importância de ser António de Macedo”, em que homenageou o cineasta português e de “A importância de ser Simone de Beauvoir”, M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville detém-se sobre outra figura de influência determinante: a escritora Agustina Bessa-Luís. Em comum com de Beauvoir, Bessa-Luís partilha a escrita a condição feminina numa cultura severamente patriarcal, bem como as histórias intemporais que abordam, embora de formas muito distintas, a busca pragmática de quem somos.

M̶i̶g̶u̶e̶l̶ Bonneville toma como ponto de partida para este projecto a condição social e cultural dos portugueses, procurando as raízes mais profundas do que é ser português através da caracterização que Bessa-Luís faz das personagens, em choque permanente com a sociedade em que vivem.

“A importância de ser Agustina Bessa-Luís” estreia a 8 de Janeiro de 2016 no Teatro Taborda.

/ equipa

De Miguel Bonneville
Com Diogo Bento, Tiago Vieira, Maria Paula Meneses e Paula Sá Nogueira
Produção Cristina Correia
Assessoria de imprensa Margarida Oliveira

Projecto financiado pelo Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes